Presidente discutirá "guerra cambial" com Barack Obama

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil
Página:

A presidente Dilma Rousseff deve desembarcar domingo em Washington, iniciando a sua primeira visita oficial aos Estado Unidos, com agenda focada em discussões práticas na área econômica e menos preocupada com formalidades protocolares. Ela se encontra segunda-feira com Barack Obama, com quem terá uma reunião pela manhã e um almoço, seguido de declaração conjunta. Será a segunda vez que Dilma vai à Casa Branca - a primeira foi como ministra da Casa Civil.

Os temas a serem discutidos incluem o déficit comercial do Brasil com os EUA, a chamada "guerra cambial", cooperação na área de energia, investimentos na extração de petróleo no Brasil, venda de aviões da Embraer aos EUA e da Boeing ao Brasil, além de pendências comerciais, como o fim do subsídio aos produtores americanos de algodão e a abertura do mercado americano à exportação de carne bovina brasileira.

Paralelamente, haverá reunião do Forum de CEOs Brasil - Estados Unidos, entidade que reúne presidentes de grandes empresas brasileiras e americanas. Ainda na segunda, a presidente Dilma deverá fazer o discurso de encerramento de um seminário organizado pelo Conselho Empresarial Brasil- Estados Unidos.

Na terça-feira, Dilma vai a Boston, onde a prioridade será aprofundar parcerias nas áreas de educação e inovação tecnológica. Ela deverá se reunir com dirigentes e professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e termina o dia com uma palestra na Universidade de Harvard.

A presidente Dilma será recebida numa viagem oficial, ao contrário de Obama, que foi recebido no Brasil no ano passado em uma visita de Estado. As visitas de Estado são mais cerimoniosas e incluem, por exemplo, salvas de tiros e jantar de gala.