Decoração ganha mais espaço na Texfair Home

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Geral
Página:

BLUMENAU - Quem passa pela Texfair Home percebe que os produtos têxteis de cama, mesa e banho são a maioria entre os estandes no Parque Vila Germânica. Mas a tendência é que o número de expositores de decoração aumente já a partir de 2013. Hoje, deste segmento, os que mais participam são os fabricantes de cortinas, pingentes e almofadas. A meta está no planejamento voltado ao crescimento da feira formulado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), organizador da Texfair Home.

A meta é que a decoração – incluindo cortinas – chegue a 50% da feira. A outra metade continuaria ocupada por têxteis de cama, mesa e banho. A variedade atende uma gama maior de visitantes.

– Já consolidamos a parte dos têxteis clássicos, agora trabalhamos para aumentar a decoração, como prevê o projeto da feira – explica Ulrich Kuhn, presidente do Sintex.

Este ano a Texfair Home já conta com mais expositores que atendem as necessidades de outros cômodos da casa além do quarto e cozinha. A Strauss, empresa blumenauense fabricante de cristais de alto padrão, foi convidada a participar pelo Sintex. É a primeira vez que tem estande na Texfair, apesar de já participar de outras feiras específicas do setor de decoração. A gerente Comercial da Strauss, Andréia Betry Julianelli, diz que a intenção ao participar da feira é prospectar e divulgar a marca. O resultado surpreendeu.

– Para o ano que vem vamos pegar um estande maior, aí podemos apresentar melhor os produtos – conta Andréia.

O aroma também faz parte do lar. De olho num mercado em crescimento, a Boutique de Aromas, empresa gaúcha de Panambi, participa pela primeira vez da Texfair. O gerente de Vendas, Marco Antônio Voges Boeira, diz que apenas 10% das lojas que trabalham com cama, mesa e banho vendem aromatizantes. A ideia na feira é mostrar os produtos e a partir das próximas semanas investir em pós-venda.

– Nosso carro-chefe são produtos de um padrão mais elevado. E na feira estamos encontrando lojistas voltados para essa fatia de mercado – avalia Boeira.

Distribuidora de peças de decoração feitas em madrepérola, vidro e cristal, a Pashimina participa da Texfair pela segunda vez. Acir de Mello, supervisor de vendas, diz que apesar de o movimento estar menor que no ano passado, o público tem interesse nos objetos de decoração e utensílios. O problema deste ano, aponta Mello, foi a proximidade da data da Texfair com a Gift Fair, que ocorreu semana passada em São Paulo. Para Kuhn, a coincidência das datas não é problema, já que as feiras têm objetivos diferentes. A Gift é voltada para presentes e design. A Texfair para decoração.