Feliz feira de aniversários

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Mercado Aberto

• Feliz feira de aniversários

A Texfair Home 2012 é a feira dos aniversários. Marca os 60 anos do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), entidade que criou e mantém o evento. Também marca os 90 anos da Altenburg, produtora de artigos para cama e banho que colocou a logomarca “A 90 anos” em vários elementos do estande. Até happy hour às 18h é oferecido aos visitantes para comemorar. A empresa também fará uma semana de comemorações com os funcionários, a ser agendada.

A mais longeva a completar idade redonda é a Karsten. Nas paredes do estande – que já carrega a tradição de ser totalmente fechado – uma linha do tempo resgata a história de 130 anos da empresa do Testo Salto. O segredo para chegar a mais de um século como referência no que faz? Nas palavras no presidente Alvin Rauh Neto, se renova constantemente e a transformação é cada vez mais rápida:

– A Karsten de 10 anos atrás exportava 55% da produção. Hoje exportamos 5%.

• Shopping na feira

O Shopping Park Europeu oferece transporte aos visitantes da Texfair que tiverem interesse em conhecer o empreendimento na Itoupava Norte. São dez saídas das 11h30min às 18h30min. O mesmo ônibus passa à noite em sete hotéis para buscar turistas interessados em um happy hour ou jantar nas opções gastronômicas do shopping.

• Produção punida

O diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), Marcelo Villin Prado, não adiantou números sobre o estudo que foi encomendado pelo Sintex sobre o perfil do polo têxtil catarinense. O trabalho deve ser concluído em abril e posteriormente divulgado pelo sindicato da indústria. Mesmo sem os dados, Prado não poupou críticas ao sistema de incentivos no Estado e ao sistema tributário nacional.

– Punimos a produção e o emprego – diz o diretor, lembrando que os impostos deveriam incidir mais sobre a renda que sobre a produção.

• Momento fã

Quem faz sucesso na Texfair é a dupla Patati Patatá. Adorada pelas crianças de todo o país, os palhaços não se cansam de atender pedidos para fotos com os visitantes da feira, provavelmente pais de fãs.

Estão no estande da Camesa, que produz uma linha especial de artigos para cama e banho com as figuras dos palhaços.

• 3,8%

Foi quanto caiu em fevereiro o Índice de Confiança do Empresário de Comércio em Santa Catarina. Os menos confiantes são os empresários de pequenas e médias empresas. Para a Fecomércio, entidade que apura o índice, a queda é sazonal, provocada pelo fim das liquidações de início de ano.

• Curtas

- O Moinho é o responsável este ano pelo restaurante da Texfair. Cobra R$ 38 pelo buffet livre com sobremesa.

- A Texfair Home 2013 já tem data confirmada. Será de 5 a 8 de março no Parque Vila Germânica.

- A alemã T-Systems, que possui unidade em Blumenau, recebeu da alemã SAP o prêmio de excelência 2011 em satisfação de clientes. A pesquisa foi feita entre os parceiros globais da SAP.