Fashion Vestuário volta à feira em novo look

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia

Depois de quase dois anos, Blumenau terá uma feira com foco no vestuário. Será lançada hoje à noite para convidados, no Hotel Plaza, a Texfair Fashion. Este é o primeiro ano da feira depois de a Texfair ser dividida em duas versões: para vestuário e para o lar (Texfair Home). A Fashion, abre as portas de 17 a 20 de abril, no Parque Vila Germânica, e retorna repaginada com o objetivo de se tornar um dos principais eventos do segmento no país.

A grande diferença é que a Texfair Fashion pretende agregar mais informação de moda do que as antigas edições da Texfair. A iniciativa mais próxima desta proposta foi a Texfashion, programação de desfiles com foco estritamente comercial, que ocorria paralela à Texfair, entre 2006 e 2008. Naquela época, as marcas participantes traziam celebridades a Blumenau para a passarela e estandes com a intenção de divulgar os produtos e atrair compradores.

A Texfair Fashion surge segmentando os expositores conforme o interesse do varejo. De um lado, ficará a área class, que reunirá marcas voltadas a produtos diferenciados – mais focados em tendências de moda e produção para um mercado de maior poder aquisitivo. No lado style estarão as empresas que fabricam em maior quantidade e em tecidos como malha e algodão, mas também preocupadas em oferecer design e moda ao consumidor. São esperados expositores tanto de confecção quanto de acessórios, vindos de todo o país.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, explica que agora a feira se baseia no tripé: glamour, informação e negócios. A intenção é que o evento continue voltado aos negócios, porém oferecendo aos varejistas informações sobre moda, tendências e o varejo de vestuário em si.

Ano passado, a Texfair Fashion chegou a ser agendada para junho, mas, por falta de consenso sobre a data, foi cancelada.