Governo aposta em em central para coibir importações irregulares

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil
Página:

BRASÍLIA - A Receita Federal inaugura neste mês, no Rio de Janeiro, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco, uma unidade especializada em fiscalização das operações de comércio exterior com foco nas atividades de importações de mercadorias subfaturadas ou com indícios de prática de dumping.

O subsecretário de Aduana, Ernani Argolo, informou que uma das atribuições do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco será operar em conjunto com os setores econômicos mais afetados por importações ilícitas.

Em 2011, os fiscais da Receita Federal iniciaram operações preliminares de gerenciamento de risco nas fiscalizações das importações de vestuário e calçados. Essas operações foram feitas a partir de uma atuação conjunta dos fiscais com as empresas da indústria têxtil e fabricantes de calçados.

No ano passado, as apreensões de vestuário importado em operações ilícitas de comércio exterior atingiram R$ 92,9 milhões, 35,7% maior que o registrado em 2010. As retenções de calçados somaram R$ 10,6 milhões, 122% maiores.

A entrada em operação da nova unidade de inteligência aduaneira ampliará essas operações para outros segmentos do setor industrial mais afetados pelas importações.