16 ramos da indústria aumentaram a produção em dezembro, aponta IBGE

Veículo: Valor Econômico
Seção: Brasil
Página:

RIO – Dos 27 ramos da indústria investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16 registraram alta e 11 tiveram queda em sua produção na passagem de novembro para dezembro, feitos os ajustes sazonais, apontou a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira. A produção de equipamentos de instrumentação médico-hospitalares obteve alta de 16,8%, o maior avanço do período, seguido por máquinas, aparelhos e materiais elétricos, cujo crescimento foi de 6,4%.

Mas a principal influência positiva para a alta de 0,9% da produção industrial em dezembro frente a novembro veio do aumento de 5,2% na fabricação de veículos automotores, o terceiro resultado mensal positivo. Nos últimos três meses encerrados em dezembro, o segmento registrou expansão de 11,3%. Antes da sequência de crescimento, o grupo veículos automotores havia caído 13% em setembro na comparação com agosto, devido à concessão de férias coletivas por várias empresas do setor a fim de adequarem seus estoques.

O setor de alimentos subiu pelo segundo mês seguido, ao crescer 3,9% em dezembro ante novembro, aproximando-se do patamar perdido com a queda de 4,3% observada em outubro frente a setembro.

Entre os ramos que apresentaram recuo na produção entre novembro e dezembro, destaque para vestuário e acessórios, cuja produção caiu 9,4%, a maior do período. Nessa base de comparação, o segmento têxtil teve baixa de 4,6%, seguido por edição e impressão (-4,0%), e calçados e artigos de couro (-2,8%).

(Diogo Martins | Valor)