SC tem o maior número de ações inovadoras premiadas pela Finep

Seção:
Página:

SC tem o maior número de ações inovadoras premiadas pela Finep

Desde 2000 o estado lidera a premiação regional e nacionalmente só fica abaixo de São Paulo. A solenidade do Prêmio Finep de Inovação 2011, etapa Região Sul, foi realizada nesta segunda-feira (5), no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis

Superintendente do IEL/SC, Natalino
Uggioni, durante a abertura da premiação (foto:
Fernando Willadino)

Superintendente do IEL/SC, Natalino Uggioni, durante a abertura da premiação (foto: Fernando Willadino)

Florianópolis, 05.12.2011 - Oito iniciativas inovadoras desenvolvidas por empresas, instituições de ciência e tecnologia e inventores catarinenses foram reconhecidas pelo Prêmio FINEP de Inovação - Etapa Região Sul, nesta segunda-feira (5), no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis. Santa Catarina foi o estado do sul do país com mais esforços inovadores reconhecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em 2011.

O estado lidera a premiação regional desde 2000 e nacionalmente só fica abaixo de São Paulo. Dos cinco vencedores em cada categoria nesta 14ª edição do prêmio, três são de Santa Catarina, um do Paraná e um do Rio Grande do Sul.

"Santa Catarina tem a chancela de um estado inovador. Mas ainda temos um grande desafio pela frente. Precisamos contaminar um número cada vez maior de empresas com o vírus da inovação, porque é por meio dela que nos tornaremos mais competitivos", afirmou o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni, que representou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante o evento.

Segundo o chefe do departamento de promoções da FINEP, André Calazans, em Santa Catarina a inovação está inserida no mercado, gerando impostos, renda e empregos. "Vamos continuar investindo em Santa Catarina porque aqui é um estado inovador e empreendedor", garantiu.

Representando o presidente da FINEP, Glauco Arbix, o coordenador nacional do prêmio, CarlosGanem,falou sobre a importância da inovação. "Precisamos apostar na inovação eviciar o setor produtivo para inovar. Porque a inovação é uma praga que faz da gente um soldado obstinado para descobrir o novo e crescer", concluiu.

Com o tema "Inovar é investir no Futuro", a premiação, realizada com o apoio do Sistema FIESC, reconhece e divulga os esforços inovadores desenvolvidos no Brasil e já aplicados no país e no exterior.

Os vencedores receberam troféus, convites para participar de workshop sobre propriedade intelectual e elaboração de projetos oferecidos pela FINEP, além de recursos não reembolsáveis que variam de R$ 120 mil a R$ 2 milhões. O subsídio deverá ser utilizado para desenvolver projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Os primeiros colocados na fase regional em cada categoria também vão concorrer à etapa nacional da premiação, que será realizada no dia 15 de dezembro, em Brasília.

O prêmio recebeu este ano 353 inscrições em todo o território nacional nas cinco categorias em disputa, sendo 110 na Região Sul.

Confira a classificação:

Pequena empresa:
1º lugar: Reason Tecnologia (SC)
2º lugar: Welle Tecnologia Laser (SC)
3º lugar: Suntech (SC)

Média empresa:
1º lugar: Keko Acessórios (RS)
2º lugar: Softplan Planejamento e Sistemas (SC)
3º lugar: Herbarium Laboratório Botânico (PR)

Instituição Científica e Tecnológica:
1º lugar: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-PR (Observatórios Sesi/Senai/IEL) (PR)
2º lugar: Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico e Inovação Tecnológica (AGETEC) da Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (SC)