Empresas brasileiras vão às compras na Europa

Veículo: Revista IstoÉ
Seção:
Página:

Enquanto os chefes de Es­­tado fazem o possível para atenuar os efeitos da crise do euro, empresários brasileiros descobrem excelentes oportunidades de negócio no Velho Continente. Num movimento inédito, grandes conglomerados nacionais têm aumentado seus investimentos na Europa. São feitas desde aquisições e fusões até grandes desembolsos para recuperar ativos nas mãos de europeus. Conforme levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), as aquisições de companhias europeias por brasileiras subiram de R$ 2 bilhões, em 2007, para R$ 7,1 bilhões até setembro deste ano. Já o interesse por companhias nos EUA despencou: a compra de ativos nos EUA, que chegou a R$ 17,1 bilhões em 2007, caiu para R$ 2,5 bilhões até setembro deste ano. O momento atual é visto como a chance de ouro para invadir um mercado tradicional e de difícil penetração. Dados da Fundação Dom Cabral mostram que, das 49 transnacionais brasileiras, 26 já estão presentes em 19 países da Europa. “É uma presença extremamente relevante. Representa um boom que começou depois da crise de 2008”, afirma Lívia Barakat, professora de negócios internacionais da fundação Dom Cabral. “Desde que o Brasil conquistou o investment grade, o crédito está mais barato e as brasileiras estão mais capitalizadas”, explica Lívia.

Para o economista Marcelo Gil de Souza, da Corporate Strategy da Accenture, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, os negócios na Europa tornam-se atrativos não apenas porque a crise reduziu o preço das empresas estrangeiras, “mas porque a economia brasileira vai muito bem”.

“É uma tendência que não vai frear no curto prazo. Pelo menos nos próximos dois anos deve continuar assim”, avalia o economista Bruno Amaral, coordenador do Subcomitê de Fusões e Aquisições da Anbima. Na maior transação do ano, o português Banco do Espírito Santo (BES), por necessidade de caixa, vendeu a participação que tinha no seu parceiro estratégico Bradesco por R$ 2,8 bilhões para a Cidade de Deus, entidade que detém a maior parte do capital do Bradesco.

A multinacional espanhola Abengoa, de energia e telecomunicações, também decidiu se desfazer de parte do patrimônio, em junho deste ano, para reduzir sua dívida, que já alcançava € 5,3 bilhões. Nessa estratégia, vendeu negócios de energia que controlava no Brasil para a Taesa, empresa de transmissão de energia elétrica da estatal Cemig. Com a transação, no valor de R$ 1,577 bilhão, a Taesa passou a deter, entre outras, as unidades Sul Transmissora de Energia e Nordeste Transmissora de Energia, segundo documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Satisfeito com o novo investimento, o presidente da Cemig, Djalma Bastos, antecipa que continuará em busca não só de empresas de transmissão, mas de geração e distribuição de e­­nergia. “Só podemos crescer com aquisições”, afirma Bastos.

As histórias de aquisições de empresas europeias por grupos brasileiros espalham-se por diferentes setores. No ano passado, o grupo Votorantim comprou da francesa Lafarge a cimenteira portuguesa Cimpor. Com a aquisição, a Votorantim Cimentos ampliou sua presença para 20 países. Em Portugal, a Forno de Minas fechou parceria com a maior rede de supermercados do país, do grupo Jerônimo Martins, para vender pão de queijo congelado nas 350 lojas da rede. O Itaú Unibanco também conseguiu aumentar a vantagem em relação a seus concorrentes ao pagar R$ 887 milhões pelo BSF Holding, o braço financeiro do grupo francês Carrefour com 7,7 milhões de contas e uma carteira de crédito de R$ 2,25 bilhões. Ainda no mercado português, a CTX Par­ticipações, controladora da Contax (empresa de call center), comprou a participação da Portugal Telecom na empresa. Já os fundos de investimento em parti­cipações geridos pela Gávea Inves­timentos, pela Kinea ­Investimentos e pela Vinci Partners adquiriram 47,2% da locadora Unidas, da portuguesa SAG Est.

As estratégias variam quando executivos nacionais saem em busca de empresas nas mãos de europeus. Uma delas é ampliar seus negócios no próprio País e, além disso, comprar algo intangível que chamam de “propriedade intelectual”, que vai de patentes a profissionais capacitados. Comprar ativos de grupos europeus é um atestado de amadurecimento empresarial. Mesmo que a crise prejudique as empresas brasileiras instaladas na Europa, os negócios valem a pena. São investimentos de longo prazo. Então, os europeus que se cuidem.