Brasil acumula saldo comercial positivo de R$ 1,3 bi em novembro

Veículo: DCI
Seção:
Página:

O superávit comercial da terceira semana de novembro ficou em US$ 282 milhões, informou ontem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Com os resultados das três semanas (déficit de US$ 543 milhões, na primeira, e superávit de US$ 1,575 bilhão, na segunda), o acumulado do mês está com saldo positivo de US$ 1,314 bilhão.

Na semana, as exportações chegaram a US$ 3,824 bilhões, com média por dia útil de US$ 956 milhões. As importações ficaram em US$ 3,542 bilhões e a média diária foi de US$ 885,5 milhões. Da primeira à terceira semana, as exportações chegaram a US$ 13,569 bilhões (média de US$ 1,130 bilhão, por dia útil) e as importações ficaram em US$ 12,255 bilhões (média de US$ 1,021 bilhão).

De janeiro até a terceira semana de novembro, com 221 dias úteis, o superávit comercial chegou a US$ 26,702 bilhões, crescimento de 75,9% em relação a igual período de 2010 (US$ 15,184 bilhões).

No acumulado do ano até a semana passada, as exportações chegaram a US$ 225,708 bilhões, crescimento de 28,7% em relação a 2010. As importações totalizaram US$ 199,006 bilhões, alta de 24,2%.

Incentivos

Foi prorrogada por mais dois meses a vigência da Medida Provisória (MP) 546 que dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União, no valor de R$ 1,9 bilhão, aos estados, municípios e Distrito Federal, no exercício de 2011, com o objetivo de fomentar as exportações do país. O mesmo tipo de auxílio ocorreu nos exercícios de 2004 a 2010. A prorrogação da medida está publicada no Diário Oficial da União de ontem e foi assinada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney.

Mais duas MPs foram prorrogadas por igual período - a 544 e a 545. A primeira estabelece normas especiais para o desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa, além de conter regras de incentivo à área estratégica de defesa. A segunda, entre outros assuntos, altera a incidência do PIS/Pasep e da Cofins na cadeia produtiva do café. Se nesse prazo, as medidas provisórias não forem aprovadas, perdem a eficácia.

Comércio global

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu hoje de 6,5% para 5,8% sua previsão para o crescimento das exportações globais em 2011. Para o órgão, a perspectiva para o crescimento da economia global piorou e a atividade diminuiu.

"A perspectiva para a economia global deteriorou-se consideravelmente nos últimos meses", afirma o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy. "A atividade global está desacelerando. O comércio mundial cresceu mais devagar do que o esperado nos últimos meses", completou.