Perspectiva de crédito para empresas recua em setembro

Veículo: DCI
Seção:
Página:

O indicador da Serasa Experian da perspectiva de crédito a empresas apresentou, no mês de setembro, sua décima queda mensal consecutiva ao recuar 0,2% e atingir 99,3 pontos, o menor nível desde novembro de 2009. Em agosto, o índice marcava 99,5 pontos, e em setembro de 2010, 103,6 pontos. O indicador busca identificar os movimentos de concessão de crédito com seis meses de antecedência e, como se encontra abaixo de 100 pontos desde julho, sinaliza que o crédito a empresas abrirá o ano de 2012 em desaceleração.

Para a Serasa Experian, a demanda das empresas por crédito irá se recuperar somente a partir do início do ano que vem. "O atual quadro de desaquecimento mais acentuado da economia brasileira, afetando negativamente a demanda por capital de giro, e o agravamento da conjuntura externa, reduzindo a demanda por exportações, deverão amenizar o apetite por crédito das empresas, fazendo-o crescer mais lentamente ao longo dos próximos meses, especialmente a partir do início do próximo ano", afirma a entidade, por meio de nota.

Assim como para as pessoas jurídicas, a perspectiva de crédito ao consumidor recuou 0,2% em setembro, para 101,1 pontos. No entanto, de acordo com a Serasa Experian, o indicador ainda segue na zona de alta (acima dos 100 pontos), "sinal de que o agravamento da crise financeira mundial não deverá causar fortes impactos restritivos à expansão do crédito aos consumidores". "Isto revela que o ritmo de concessão de crédito às pessoas físicas deverá continuar crescendo ao longo dos próximos meses, porém mais lentamente do que hoje se observa", justifica.

Os economistas dizem também que o crédito ao consumidor deve ser pouco afetado pelo agravamento da crise financeira mundial, com normalização dos níveis de inadimplência.