Coteminas já abriu nove lojas da marca Artex

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
Página:

Valor/ValorGomes da Silva, da Coteminas, quer valorizar a categoria de cama, mesa e banho

A fabricante de fios e tecidos Coteminas lançou oficialmente ontem, em São Paulo, a rede de lojas de cama, mesa, banho e decoração Artex, marca com 75 anos de existência. Nove lojas, sob o conceito de "home life style", já foram inauguradas em shoppings de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até dezembro, 30 pontos estarão em funcionamento.

"O projeto é valorizar a categoria de cama, mesa e banho", diz Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas e filho do fundador da empresa, o ex-vice-presidente da República, José Alencar. A companhia decidiu abrir a rede no início do ano. Trata-se da segunda operação no varejo da empresa mineira, que comprou a MMartan em 2009. "É um conceito complementar à MMartan, pois o posicionamento de preços e de produtos é diferente", diz Gomes da Silva. Os artigos da Artex são voltados às classes A2 e B, afirma o presidente da Coteminas. A MMartan, observa, tem produtos mais sofisticados. Seus lençóis, por exemplo, têm de 200 a 1,2 mil fios. Na Artex, a variação é de 180 a 400 fios.

A empresária Mariângela Rossini, que fundou a MMartan há 26 anos junto com a mãe a irmã, ficará responsável pela gestão das lojas. Os primeiros pontos são próprios, e à medida que o modelo estiver maduro, a expansão se dará, em sua maioria, por franquias.

Além dos tradicionais artigos Artex, a loja oferece produtos de decoração têxtil e não têxtil. Segundo Gomes da Silva, cerca de 75% do mix é de produção própria. Os pontos já inaugurados registram uma média de quatro itens em cada venda fechada, de acordo com o executivo.

A estratégia de comunicação foi montada em torno dos estilos de vida que a marca desenhou: atual, "relax", tendência e "elegance". A inicial de cada estilo é uma letra da palavra Artex.

A divulgação vai começar em breve, com ações em diversos canais, como TV, mídia impressa e web, associando cada perfil a um personagem público. A apresentadora do Multishow, Didi Wagner, por exemplo, representará o estilo tendência. A empresa não divulga os investimentos em marketing.

Em março de 2012, o grupo têxtil vai dar mais um passo no terreno do varejo, apostando num público com poder de consumo mais elevado: a Casa Moysés. A rede foi comprada pela MMartan em 2001, que hoje destina apenas um pequeno espaço da loja à marca.