Aurora quer abrir novos mercados na Ásia para suínos, aves e grãos

Veículo: DCI
Seção:
Página:

Florianópolis - Uma missão comercial do setor de carnes de Santa Catarina com o objetivo de abrir novos mercados nos países asiáticos, está no Japão para tentar firmar acordos. O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, comanda a delegação, formada por presidentes de cooperativas agropecuárias filiadas, visando estabelecer contatos com os mercados de carnes e, ao mesmo tempo, conhecer as exigências em relação a produção da matéria prima (aves e suínos, e grãos) para o Japão.

A viagem foi planejada pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e deve durar até o dia 14, envolvendo 30 pessoas. Além de Lanznaster, seguiram o vice-presidente Neivor Canton e o diretor de Agropecuária Marcos Antonio Zordan.

Antes de embarcar, o presidente da Aurora destacou que "a missão busca estabelecer parceria com cooperativas e outros agentes econômicos do mercado de carne, visando intensificar as operações com carne de aves e preparar os negócios com carnes suínas - mercado que deve ser aberto até 2012."

A delegação chegou em Tóquio na segunda-feira. Ontem houve visita à Marubeni Corporation, empresa que atua na importação de carnes, maquinários, fertilizantes e grãos. O grupo visitou ainda os supermercados Daiei, que fazem parte do mesmo grupo econômico Marubeni, para conhecer, principalmente, os setores de carnes. Hoje haverá visita à Nippon Ham, maior importadora de carnes do Japão, incluindo passagem pela NBC Câmaras de estocagem da Nippon Meat e pelo escritório da Nippon Meat, onde ocorrerá reunião com altos dirigentes, inclusive o diretor executivo Chujio.

Amanhã a delegação brasileira terá um encontro na JFC Food Service Center e visitará a planta de processamento de carnes da Nippon Meat em Funabashi-Shi, Chiba.

No dia 7, a delegação toma o trem-bala superexpresso com destino a Kyoto. No dia 10, a delegação toma avião com destino a Seul (Coreia do Sul) onde, no dia 11, vai conhecer a National Agricultural Cooperative Federation (NACF), uma instituição semelhante à Organização das Cooperativas Brasileiras.

No dia 12 haverá reunião na Korea Meat Importers Association. No mesmo dia, a delegação embarca com destino a Dubai, onde permanece dia 13 e, no dia 14, toma o avião com destino ao Brasil.