Na Bélgica, Dilma oferecerá auxílio à União Europeia contra a crise

Veículo: Correio Braziliense Online
Seção:
Página:

Bruxelas — A presidente Dilma Rousseff chegou domingo (2/10) à capital da Bélgica para uma visita de dois dias em que buscará estabelecer uma relação de igualdade com os líderes europeus, com uma agenda que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, inclui discussões sobre a economia mundial, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e até mesmo os desdobramentos recentes no conflito entre Israel e Palestina. Dilma oferecerá ajuda à União Europeia contra a crise econômica mundial, mas também cobrará avanços no acordo de livre comércio entre o bloco e o Mercosul. Ela está acompanhada dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; das Comunicações, Paulo Bernardo; da Cultura, Ana de Holanda; da Secretaria de Comunicação da Presidência, Helena Chagas; e da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante.

Se depender dos números, não será difícil para Dilma convencer os europeus da igualdade de condições nas conversas e negociações. O Brasil de hoje não só busca investimentos. É também um país que busca diversificar os próprios investimentos. O estoque de capital brasileiro nos países europeus é hoje de US$ 75 bilhões. Se ainda é bem menos do que os US$ 177 bilhões dos países europeus no Brasil, as perspectivas apontam para o equilíbrio. Dos dez maiores investidores na União Europeia, o Brasil foi o que mais cresceu no ano passado, com aporte de US$ 6 bilhões no ano. Os europeus investiram US$ 8 bilhões no Brasil em 2010.

Essa tendência à equiparação de forças no diálogo entre o Brasil e as principais potências globais não é, porém, um processo isento de turbulências. A visita de Dilma ocorre depois de a presidente ter feito críticas à implementação de soluções para a crise da dívida grega, cujos impasses têm colaborado para colocar quase todos os países do continente em recessão ou no mínimo estagnação econômica.

No dia 22 de setembro, em Nova York, aonde foi para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Dilma afirmou que faltava vontade política por parte dos líderes europeus para ajudar a Grécia. Em razão disso, ela disse que o governo brasileiro “claramente” não planeja colocar dinheiro na linha de estabilidade financeira europeia. Os europeus responderam que não esperam nenhuma nova iniciativa do Brasil nesse sentido.

Tom amistoso
O tom da visita nos próximos dois dias tende, contudo, a ser muito mais ameno, sem o clima de enfrentamento característico do principal fórum multilateral do mundo, a ONU. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, recebem hoje Dilma para um jantar no Castelo Val Duchesse. Os compromissos mais densos de trabalho entre eles ocorrerão amanhã. Esta é a 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, um evento que ocorre todos os anos, desde 2007, alternadamente, no Brasil e na Europa.

Deverão ser assinados com os europeus acordos nos setores de desenvolvimento tecnológico, políticas espaciais, transporte aéreo, cultura e turismo. Haverá discussões também para a dispensa de vistos de trabalho em períodos curtos.

A visita de hoje e de amanhã não é, porém, para falar apenas de União Europeia. Dilma está na capital da Bélgica e será recebida hoje à tarde pelo primeiro-ministro do país, Yves Leterme. O encontro renderá um acordo para facilitar a obtenção de bolsas de estudo por parte de estudantes brasileiros em universidades belgas. Amanhã, a comitiva brasileira é convidada para um almoço pelo rei da Bélgica, Albert II, e pela rainha, Paola. A programação de amanhã, antes de Dilma embarcar para a Bulgária, inclui ainda o encerramento do V Fórum Empresarial Brasil-União Europeia e a abertura do festival Europalia, no qual o Brasil é homenageado.