Exportadoras comemoram valorização do dólar no Brasil

Veículo: DCI
Seção:

O membro do conselho de administração da BRF Brasil Foods e presidente da Galf EmpreendimentosLuiz Fernando Furlan disse que a recente valorização do dólar irá impactar positivamente as receitas da companhia. "A empresa exporta mais de 40% de suas vendas totais", explica o executivo, que participou do evento "A construção de um Brasil Competitivo", promovido na última sexta-feira pela revista Exame, em São Paulo. - Sobre efeitos negativos do avanço do dólar frente ao real sobre a dívida da companhia, Furlan enfatizou que o endividamento da BRF está equilibrado. "O que tem sido publicado na imprensa, que poderemos ter problemas com a dívida, não leva em conta os mecanismos de hedge, além do hedge natural que são as exportações de US$ 500 milhões por mês da BRF", declarou. Ao final de junho, a empresa tinha uma dívida bruta de R$ 7,51 bilhões, dos quais R$ 4,048 bilhões em moeda estrangeira. O endividamento líquido era de R$ 3,5 bilhões, a representar um grau de alavancagem de 1,1 vez, com exposição cambial em US$ 91,2 milhões.

O conselheiro da BRF ainda comentou que as empresas do setor de proteínas estão vivendo um momento de alívio pela melhora do câmbio. "No entanto, seguem prejudicadas pela infraestrutura nacional, principalmente em questões de logística e burocracia", declarou. "O setor público tem melhorado, mas todos sabem o que têm que fazer e acertar."

Furlan também ressaltou que há falta de mão de obra na atividade em muitas cidades do País, o que acaba atrapalhando a expansão do setor.