Envolvimento dos funcionários é fundamental

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Economia
Página:

A empresa que mais cresceu no Brasil não descobriu um novo nicho de mercado ou produto revolucionário. Como cerca de 100 empresas somente na região de Blumenau, a Ekotex atua no fornecimento de detergentes, amaciantes e outros produtos para a indústria têxtil. Mesmo assim, conseguiu uma carteira de clientes gigantes, como Malwee, Sulfabril e Hering. Algumas mudanças ocorridas em 2008 mostram o caminho do sucesso.

Naquele ano, Marcos Frederico Neves e um sócio compraram a empresa e implantaram um software de gerenciamento. Outra medida importante foi um levantamento para saber o que o mercado desejava e a decisão de atender a estas necessidades.

Hoje, uma das maiores dificuldades é a retenção de talentos. Há estratégias para segurar os trabalhadores, como 14º salários, auxílio médico e educacional. Na Ekotex o cumprimento de metas também garante dois aumentos salariais anuais.

Marcos ainda atribui o primeiro lugar no ranking nacional à facilidade de comunicar informações entre os empregados e a possibilidade de todos opinarem. Ele acredita que, quando os trabalhadores participam, se tornam mais envolvidos e procuram melhores resultados.