Lucro das indústrias na China avança 28,2% no ano

Veículo: Brasil Econômico
Seção:
Página:

O lucro das empresas no setor industrial na China atingiu 3,23 trilhões de iuanes (cerca de US$ 505 bilhões) no período de janeiro a agosto, uma alta de 28,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (27/9) pela agência oficial de estatísticas da China. No período de janeiro a agosto, as vendas de empresas industriais com alta escala - pelo menos 5 milhões de iuanes em receita - aumentaram 29,9%, para 53,17 trilhões de iuanes (US$ 8,3 trilhões).

A maior parte dos lucros ficou nas mãos das estatais chinesas. Os lucros das empresas controladas pelo Estado cresceram 20,6%, somando 1,02 trilhão de iuanes, enquanto as empresas de propriedade coletiva avançaram 31,8%, para 51,9 bilhões de iuanes.

Por sua vez, os lucros das empresas estrangeiras (incluindo as companhias sediadas em Hong Kong, Macau e Taiwan) tiveram um aumento de 14,4% nos lucros, somando 843,1 bilhões de iuanes.

Dentre os setores, teve destaque a indústria de metais não ferrosos, cujo lucro avançou 64,6%. Os lucros da indústria química avançaram 55,6%, e a indústria de extração de petróleo e gás natural viu seus lucros crescerem 36,3%.

Também teve forte avanço o setor de minério de ferro, com alta de 54,5% nos lucros.

O único setor com queda, as indústrias de processamento de petróleo, carvão mineral e combustíveis nucleares viram seu lucro cair 85,3%.