Importadora consegue liminar contra alta do IPI

Veículo: O Globo
Seção:
Página:

Mais uma importadora conseguiu liminar que posterga por 90 dias a aplicação do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. Dessa vez, a liminar concedida na noite de quinta-feira pela Justiça Federal do Distrito Federal beneficia a importadora independente Zona Sul Motors, em Ribeirão Preto (SP). É a segunda decisão favorável aos importadores depois da liminar conseguida na quarta-feira pela Venko Motors, importadora da chinesa Chery no Brasil.

Ontem, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) desistiu de um mandado de segurança coletivo e liberou seus membros para acionarem a Justiça independentemente.

Já o empresário Sergio Habib, sócio da montadora chinesa JAC no Brasil, embarcou ontem para a China a fim de avaliar com a matriz os planos de implantação de uma fábrica no Brasil depois que o governo elevou em 30 pontos percentuais o IPI sobre carros importados. O plano inicial era investir cerca de US$600 milhões numa planta com capacidade de produzir em torno de cem unidades por ano em 2014.