Fiesc projeta crescimento de no máximo 3% para o PIB de SC neste ano

Veículo: Atividade Econômica
Seção:
Página:

FLORIANÓPOLIS - Santa Catarina deve ter um crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) de no máximo 3% em 2011, na comparação com o ano anterior. O resultado é menor do que a dos Estados vizinhos do Sul e da atual projeção para o Brasil, de 3,8%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A previsão é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Corte, ao comentar o lançamento, nesta sexta-feira, de uma pesquisa com diagnóstico da economia estadual – Santa Catarina em Dados.

“Teremos um crescimento de no máximo 3% e esse vai ser um bom número”, comentou ao Valor o presidente. Segundo Corte, os setores tradicionais da indústria estadual não vão bem e sofrem a concorrência dos produtos importados, além de queda no ritmo de consumo no mercado nacional. As empresas têxteis e a indústria cerâmica acumulam estoques de cerca de 80%, de acordo com o presidente.

No acumulado entre janeiro e julho de 2011, o setor têxtil  teve queda  de 19% na produção, o de móveis reduziu 13,5% e de artigos de plástico 12,2%, segundo a Fiesc. A ocupação da capacidade de produção das fábricas catarinenses, que era de 85,82% entre janeiro e julho de 2010, caiu para 83,46% em igual período deste ano.

Segundo o estudo publicado nesta sexta-feira, o PIB de Santa Catarina em 2010, de R$ 123,3 bilhões, tem a sexta colocação entre os Estados do Brasil. A indústria foi responsável por 34,4% do valor. Em relação às vendas reais, o setor registrou crescimento de 3,4%, abaixo da média brasileira de 9,9%.

As exportações catarinenses, apesar de acumularem alta de 18,4% de janeiro a agosto, crescem abaixo do ritmo de outros Estados. De acordo com o presidente, Santa Catarina leva desvantagem porque não é grande exportadora de matérias-primas, como o minério de ferro e grãos como a soja e o milho. Em 2010, segundo o levantamento feito pela Fiesc, o Estado manteve o 10º lugar entre os principais Estados exportadores do país.