Fortes chuvas deixam 16.857 desalojados em Santa Catarina

Veículo: SRZD
Seção: Nacional
Página:

Foto: Divulgação

Um balanço da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira mostrou que 440 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas em Santa Catarina e, entre elas, 16.857 estão desalojadas e 754 estão desabrigadas. As chuvas deixam 10 municípios em estado de emergência. A Prefeitura de Rio Sul decretou estado de calamidade pública por causa das inundações e dos deslizamentos de terra.

A cidade de Blumenau é a mais atingida, com 280 mil pessoas afetadas pelas enchentes. Em situação de emergência estão também as cidades de Angelina, Caçador, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum. Outras 25 cidades apresentaram notificação preliminar de desastre, que também podem entrar em emergência.

Cerca de 80 % das indústrias deste segmento que ficam no Vale do Itajaí dispensaram os funcionários entre as 11h e as 13h desta quinta, e suspenderam a produção, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn.

De acordo com Kuhn, os funcionários das cerca de 4 mil fábricas que existem no local foram orientados a não ir trabalhar porque o deslocamento está muito difícil. Ele disse ainda que não é possível estimar as perdas com as chuvas e que, pela atual previsão do tempo, o trabalho será retomado provavelmente na tarde desta sexta-feira ou no sábado.