Chuvas fazem indústrias têxteis suspenderem atividades em SC

Veículo: G1
Seção:
Página: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/chuvas-fecham-industrias-texteis-em-santa-catarina.html


Do G1, em São Paulo

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde quarta-feira (7) já prejudicam as indústrias têxteis do estado. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn, cerca de 80% das indústrias têxteis do Vale do Itajaí dispensaram os funcionários entre as 11h e as 13h desta quinta e suspenderam a produção.

Segundo Kuhn, o Vale concentra cerca de 4 mil empresas têxteis, entre micro, pequenas, médias e grandes. Só na região de Blumenau, há cerca de 39 mil trabalhadores do setor e a maioria foi dispensada. Santa Catarina é um dos maiores pólos da indústria têxtil do país.

Ele afirma que, na maioria dos casos, a decisão de interromper a produção e dispensar os trabalhadores foi causada não por danos às instalações, mas porque “os empregados não podem mais se locomover”.

chuva sc (Foto: Jandyr Nascimento/Agência RBS)Rio Itajaí-Açú está 7 metros acima do normal, segundo a Defesa Civi (Foto: Jandyr Nascimento/Agência RBS)

Kuhn afirmou que não é possível estimar ainda as perdas com as chuvas, e que, pela atual previsão do tempo, é possível que as atividades sejam retomadas já na tarde desta sexta-feira ou no sábado.

Na Teka, em Blumenau, a fábrica foi fechada e os funcionários, dispensados por conta da enchente. O retorno aos trabalhos deve ocorrer apenas na segunda-feira. Na Sul Fabril, também na cidade, os trabalhadores foram dispensados às 15h.

Chuvas
Segundo balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira, mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que deixaram 272 desalojados e mais 65 desabrigados.

Preocupa a situação no alto do Vale do Itajaí, onde o Rio Itajaí-Açu está 7 metros acima do normal e 20 famílias estão desabrigadas. O nível do rio deve chegar a 10 metros às 18h desta quinta-feira, prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), atingindo cidades próximas a Blumenau.