Defesa comercial 1

Veículo: O Globo
Seção:
Página:

O governo prepara novas medidas de defesa comercial. “Ainda temos alguns parafusos para serem apertados”, disse Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento. Ela abriu ontem consulta pública para revisão do decreto que regulamenta as normas para medidas antidumping.

Defesa comercial 2

Este ano, o ministério já contratou 120 novos investigadores, além de ter adotado maior rigor para o exame de casos de dumping. O empresariado se queixa da demora na conclusão dos processos. Alega que, quando aprovada a sobretaxa a importações, a concorrente nacional já quebrou.

Tarifa indigesta

O presidente da Abef, Francisco Turra, se reuniu sábado com o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Assunto: as tarifas impostas pela Índia às exportações de frango brasileiro, que chegam a 100%. O mercado indiano está aberto desde agosto de 2008. Mas até agora nenhum embarque foi fechado.

Previsão frustrada

A tributação do frango deverá ser discutida no encontro do IBAS, que agrega Brasil, Índia e a África do Sul, em outubro. Quando a abertura do mercado foi anunciada, o Brasil previa exportações de até 300 mil toneladas para a Índia por ano, 10% das vendas do produto para o exterior.