Boas intenções

Veículo: DCI
Seção:
Página:

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, concordou ontem, durante encontro com lideranças empresariais em São Paulo, em aprofundar o diálogo com a indústria. É alentador ver a sua disposição diante do momento sensível vivido pelo setor. Mas isso lembra um velho ditado que diz que de boas intenções...

Pimentel tem-se mostrado bastante atencioso e acessível aos empresários, mas até que ponto ele efetivamente conseguirá ir para ajudar os fabricantes a melhorar suas vendas, especialmente ao exterior, com o dólar nos atuais patamares? Até quando ele conseguirá negociar dentro do governo para obter vantagens aos produtores? Terá ele forças para lutar pelas indústrias diante da força dos argumentos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento?

Estas e outras perguntas se repetem, especialmente depois dos vários adiamentos que o anúncio da nova política industrial sofreu. Muitos industriais comentam nos bastidores que o atraso ocorreu especialmente por falta de consenso dentro do governo federal. E, principalmente, que a parte de desoneração da folha foi uma vitória da presidente Dilma Rousseff e não do ministro.

A situação é difícil e exige cuidado, sob pena de privilegiar a moeda e relegar a indústria apenas um papel de mero coadjuvante, fornecedor de matéria-prima para as grandes produtores mundiais.