Políticos, empresários e trabalhadores do setor têxtil se reúnem no Ceará

Fortaleza sediou nesta semana (08/08), no Centro de Convenções do Ceará, a segunda audiência pública da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção. O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, participou do encontro, que foi presidido pelo deputado federal e coordenador estadual da Frente, Chico Lopes, do PCdoB do Ceará.

“Fiquei animado com a vontade da Presidente Dilma ao nos falar do Plano Brasil Maior. Senti que há vontade de fortalecer a indústria brasileira. (...) temos 90 dias para negociar com os ministros. Vamos tentar reduzir o índice de 1,5% para 1% sobre o faturamento ou, talvez buscar uma forma optativa de adesão” esclareceu o presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho durante sua palestra sobre o cenário do setor.

Além da apresentação de Diniz, alguns deputados federais do Estado fizeram uso da palavra: Arnon Bezerra, Gorete Pereira e Raimundo Matos. O deputado estadual Lula Moraes também fez breve explanação sobre os impostos de energia elétrica que assolam os empresários cearenses.

O vice- presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado – CONNACOVEST – Sergio Marques também esteve presente e, depois de apresentar um documentário que mostrava a desindustrialização têxtil no México, enfatizou que o Brasil não pode deixar que o mesmo aconteça com o setor brasileiro. Compuseram também a mesa o presidente do Sinditextil CE Ivan Bezerra Filho que estava ao lado de seu pai, Ivan Rodrigues Bezerra do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Governo do Ceará.

O encontro contou com a coordenação da Abit, além do apoio do Sinditêxtil-CE e da Associação Brasileira dos Técnicos Têxteis , sendo realizado durante a Maquintex – Feira de Máquinas Têxteis.

Com informações da Abit (www.abit.org.br)