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Dólar baixo atrai marcas internacionais

Veículo: O Globo
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O varejo virtual tem aproveitado a onda rasante do câmbio para apresentar no país mais marcas internacionais. Juicy Couture, Dior, Diesel, Joie, Antik&Batik; e Prada são algumas das grifes que aparecem à venda em multimarcas on-line. Ao mesmo tempo em que aumenta essa participação dos importados no comércio pontocom, as grifes também estão de olho no poder aquisitivo dos brasileiros. Tanto que Macy’s, Bloomingdale’s e GAP passaram a entregar seus artigos no Brasil e já mostram os preços dos produtos em real — uma opção de compra que não é necessariamente a mais barata.

A loja virtual de departamentos Glamour já vende coleções de marcas internacionais como Polo Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, La Martina, Guess e Diesel. Nos próximos meses, vai trazer exclusividades de Juicy Couture, Joie, Antik&Batik;, Desigual e Hudson. Para Alexandre Icaza, diretor da empresa, a expectativa é dobrar o faturamento do site no segundo semestre:

— Com o aumento da renda dos brasileiros e a Europa em crise, o mercado nacional é estratégico.

Na Sack’s, site que vende cosméticos, cinco marcas internacionais foram lançadas este ano para os brasileiros e outras cinco chegam até o fim do ano. A loja já tem até fila de espera. Caso de produtos de coleções limitadas de MAC. Mas os cosméticos também usam os portais na internet de farmácias para chegarem aos consumidores.

— É um caminho importante para se atingir os consumidores. Algumas lojas virtuais já faturam como uma loja média — afirmou Fernando Ferreira, diretor da divisão Cosmética Ativa da L’Oréal (que inclui La Roche-Posay, Vichy, Innéov, SkinCeuticals e Roger&Galllet;).

O movimento das grifes internacionais também chegou aos brechós virtuais. O Personal Brechó vende peças de Chanel, Prada, Louis Vuitton, Burberry e Lanvin.

— Nem todas as marcas têm lojas no Brasil, o que gera uma procura maior. E, mesmo nas marcas que possuem filiais no Brasil, conseguimos vender por um preço bem abaixo — disse Priscila Cunha, sócia do brechó.

Multimarcas — e brechós, claro — são, em geral, o caminho mais em conta para ter uma marca de fora. Duas peças infantis da GAP saem por cerca de R$105, mas o valor, por causa das taxas (imposto de importação e frete) ultrapassa R$300. Já na Macy’s, um jogo de louças não chega ao Brasil, dado o excesso de peso.



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