Produção de grãos vai atingir 162 mi de toneladas, aponta Conab

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado
Página:

Produção de grãos vai atingir 162 mi de toneladas, aponta Conab

O Brasil vai produzir 162 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011, segundo dados divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

De acordo com o órgão, essa colheita terá aumento de 8,6% em relação a safra passada, quando foram colhidos 149,2 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento divulgado em junho, a produção cresceu 0,31% ou o equivalente a 523 mil toneladas A área cultivada também apresentou crescimento e passou de 49,2 milhões de hectares para 49,5 milhões.

Os produtos responsáveis pelo resultado foram a soja, milho, algodão, feijão e arroz. Para a Conab, um dos motivos para o crescimento é a ampliação de área plantada e a boa influência do clima no desenvolvimento das plantas.

Segundo os dados, o algodão terá o maior crescimento da área plantada entre todos os produtos, com elevação de 66,4%, alcançado 1,39 milhão de hectares. A produção deve chegar a dois milhões de toneladas de pluma.

A produção de soja deve ser a maior da história chegando a 75 milhões de toneladas. Isso representa um crescimento de 9,2% em comparação com a safra 2009/2010. A colheita do produto já está encerrada.

No caso do milho, a área total semeada deve atingir 13,6 milhões de hectares. Já a produção será de 57,1 milhões de toneladas.

Em relação ao feijão, a safra vai ter uma expansão de 14,3% e deve alcançar 3,8 milhões de toneladas. Á área plantada pode crescer 7,3%, chegando a 3,8 milhões de hectares.

O arroz --um dos produtos que sofre com uma produção em excesso e um consumo em baixa - deve ter um aumento da área cultivada e da produção. O espaço para produção deve avançar 3,4% da área cultivada, devendo chegar a 2,86 milhões de hectares. A safra apresenta um aumento de 17,8%, fechando em 13,7 milhões de toneladas.