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Liquidações chegaram mais cedo

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
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Liquidações chegaram mais cedo


Neste ano, o varejo de moda iniciou as promoções de inverno mais cedo. No dia 20, a marca de calçados femininos Arezzo já oferecia descontos de até 50%. Há duas semanas alguns lojistas do shopping Ibirapuera, em São Paulo, já apresentavam algum tipo de promoção e na semana passada 20% do shopping já havia aderido.

"Os lojistas aproveitam as baixas temperaturas para liquidar, pois não sabem quanto o frio vai durar", diz Ricardo Portela, gerente de marketing do shopping. A expectativa do Ibirapuera é aumentar as vendas em 16% neste inverno.

Para a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), algumas lojas entraram com promoções não para liquidar estoques, mas como estratégia de crescimento de vendas.

Alexandre Sá, diretor da varejista de calçados Via Uno, diz que o mercado está cada vez mais antecipando liquidações e lançamentos de novas coleções. A rede, que registra crescimento de 20% nas vendas neste ano com a chegada do frio, já está praticando descontos de até 50%. "Várias das nossas lojas já estão com 'preview' primavera-verão em paralelo com a liquidação", diz Sá.

Robson Amorim, diretor comercial da indústria de confecções Lunender, de Guaramirim (SC), diz que a chegada tardia do frio dificulta as vendas da coleção de verão, que já estão em curso. Segundo Amorim, o frio mantém as vendas dos estoques dos lojistas e retarda a preocupação em abastecer os pontos de venda para a próxima estação. A Lunender tem cerca de 4 mil trabalhadores e duas fábricas em Guaramirim, no norte de Santa Catarina, com produção média de 1,9 milhão de peças por mês. (AM e JP)



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