Atividade do comércio cresce 9,6% no 1º semestre, aponta Serasa

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado
Página:

Atividade do comércio cresce 9,6% no 1º semestre, aponta Serasa

A atividade do comércio em todo o país cresceu 9,6% no acumulado do primeiro semestre deste ano ante o mesmo período no ano passado, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira.

O segmento de material de construção apresentou o maior crescimento, com alta de 12,8%, seguido de móveis, eletrônicos e informática (+9,3%) e combustíveis e lubrificantes (+8,5%). Apenas os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios encerrou o semestre com queda (-0,9%).

Considerando apenas junho, no confronto com maio, a atividade varejista ficou estável. Quatro segmentos registraram queda: combustíveis e lubrificantes (-0,2%), veículos, motos e peças (-2,5%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,3%) e material de construção (-2,8%).

De acordo com os economistas da Serasa, apesar do aumento dos juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central a partir do final do ano passado, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho conseguiu sustentar um desempenho bastante favorável para a atividade varejista no primeiro semestre.