Setor ganha grupo de trabalho

Mantega pediu medidas imediatas

O Ministério da Fazenda decidiu criar um grupo de trabalho para estudar a adoção de medidas de incentivo ao setor têxtil. Na quarta (22), o presidente do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn, e outros representantes do setor estiveram reunidos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília. Havia a possibilidade de um encontro com Dilma Rousseff, mas a agenda da presidente não permitiu.

Através da assessoria de imprensa, Ulrich Kuhn avaliou que a reunião foi positiva e que Mantega mostrou interesse com relação às demandas do setor. O líder da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), disse que o governo dará uma resposta em até 45 dias.

– O ministro foi bastante claro nisso e disse: quero uma reunião na semana que vem e que me tragam medidas imediatas, de caráter tributário e que tenham a ver também com a folha de pagamento – destacou.

As medidas devem desonerar a aquisição de máquinas e equipamentos para modernizar o setor.

O deputado afirmou que Mantega foi extremamente enfático ao colocar para os participantes do encontro que a situação da guerra fiscal é “absurda e inaceitável”, pois beneficia somente o produto estrangeiro. Fontana disse ainda que o ministro chegou a pedir ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC), presente à reunião, uma resolução do Senado que seja votada o mais rápido possível para suprimir integralmente a guerra fiscal que beneficia os importados.

Com informações do Jornal de Santa Catarina e da Abit