Emergentes e internet dão novo fôlego à Zara

Seção: Empresas
Página:

Emergentes e internet dão novo fôlego à Zara

Varejo: Lucro da rede espanhola cresce 10% no trimestre, apesar da pressão dos custos de matéria-prima e pessoal

A Inditex, maior varejista de roupas do mundo, anunciou ontem crescimento do lucro do primeiro trimestre fiscal que superou as estimativas dos analistas, depois que a companhia abriu lojas em países como a Holanda e a Austrália, e ampliou suas vendas online.

O lucro líquido dos três meses encerrados em 30 de abril aumentou para € 332 milhões (US$ 479 milhões), em comparação aos € 301 milhões apurados no mesmo período do ano passado, disse a companhia de Arteixo, na Espanha, em um comunicado. A estimativa média dos dez analistas consultados pela Bloomberg era de um lucro de € 316 milhões.

A Inditex, cujos vestidos são usados pela esposa do príncipe William da Inglaterra, Kate Middleton, está abrindo lojas em países emergentes como a China, para compensar o consumo mais fraco no seu mercado doméstico.

A varejista anunciou crescimento de 7% no lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (lajida) do primeiro trimestre, em meio a um controle "rígido" das despesas operacionais. Isso se compara a uma queda de 27% divulgada pela concorrente sueca Hennes & Mauritz (H&M) em março, depois que seus custos aumentaram.

"Está bem claro que o modelo de negócios está funcionando melhor", disse Simon Irwin, da Liberum Capital. Ele não pretende mudar sua recomendação de compra para a ação da Inditex.

Ontem, o papel fechou em queda de 1,59% na Bolsa de Madri, cotado a € 60,77. A margem bruta da Inditex caiu para 58,8% das vendas no trimestre, contra 59,9% do mesmo período de 2010. A "melhor estimativa" da companhia para 2011 é a manutenção de um mínimo de 50% dos ganhos de margem de 2010, diz o diretor de mercados de capitais da Inditex, Marcos Lopez.

As varejistas especializadas em roupas enfrentam despesas maiores por causa do aumento dos preços do algodão e dos custos da mão de obra na Ásia. Em maio, a Gap reduziu em 22% suas previsões de lucro para o ano como um todo, uma vez que os custos de produção de roupas aumentaram mais que o esperado.

A receita da Inditex no primeiro trimestre cresceu 11% para € 2,96 bilhões, equiparando-se à expectativa média dos analistas. As vendas em moedas locais aumentaram 11% entre 1º de fevereiro e 12 de junho. O crescimento das vendas foi "respeitável, mas não impressionante", tendo em vista o bom mês que foi abril para os varejistas de roupas da Europa e o empurrão que a Inditex está tendo depois de introduzir as vendas pela internet, disse a analista Anne Critchlow, de Londres. Ela calcula que o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 3% no período.

A H&M, que vende biquínis por menos de € 7, disse ontem que as vendas nas lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 2% em maio, ficando aquém das estimativas de alguns analistas consultados pela Bloomberg.

A Inditex, dona de 5.154 lojas em 78 países, disse que vai levar a Zara à África do Sul, a Taiwan e ao Peru nos próximos meses, e iniciar suas vendas on-line nos Estados Unidos em setembro. Na China, a companhia deverá abrir nos próximos anos um número maior de lojas que as 120 já planejadas este ano, segundo o presidente da companhia, Pablo Isla. O desempenho da Inditex na Espanha está "estável" e a empresa não pretende aumentar os preços, disse Lopez.