Mercado interno é opção segura

Seção: Economia
Página:

Mercado interno é opção segura

A Döhler, fabricante joinvilense da linha de cama, mesa e banho, passa ao largo dos problemas de exportações para Argentina porque optou pelo mercado interno. A estratégia deu resultados e o balanço divulgado ontem pela Comissão de Valores Mobiliários demonstrou lucro de R$ 4,6 milhões no primeiro trimestre, diante dos R$ 2,2 milhões do último trimestre de 2010 – alta de 112,13%.

O diretor comercial da empresa, Carlos Döhler, classifica o desempenho como “bem interessante”. Ele diz que as vendas para o parceiro de Mercosul não atrapalham porque correspondem a menos de 1% do faturamento. Mesmo assim, foi feito um acordo com os clientes do país vizinho de só produzir depois que a licença de importação for expedida pelo governo argentino. A contrapartida da indústria catarinense é fazer a entrega no prazo máximo de um mês.

Carlos concorda que depender demais do parceiro de Mercosul gera problemas e lembra que muitas empresas estão concedendo férias coletivas.