Importação representa 25% do faturamento

Seção:
Página:

Importação representa 25% do faturamento

Os dados indicam que as importações aumentaram sua representatividade no faturamento das empresas entre os meses de março e abril de 2011, provavelmente devido ao aumento no volume das importações em face do câmbio favorável. -

A China, em abril, foi a origem das importações de 38,1% da empresas, ante 50% no mês anterior, seguida de Estados Unidos, com 33,3%, e União Europeia, com 28,6%. A manutenção da China como principal localidade de importação está relacionada com a política cambial praticada pelo país asiático, o qual mantém sua moeda desvalorizada frente às outras moedas, adquirindo assim ampla competitividade sobre outros países e no mercado interno. Análises internacionais apontam que o iuane (moeda nacional chinesa) atualmente está 40% desvalorizado em relação ao dólar, enquanto o real esta 20% sobrevalorizado em relação à moeda norte-americana. Como consequência, o preço de um produto chinês expresso em dólares, base de comparação internacional, é, somente pelo fator câmbio, 60% inferior a um equivalente nacional, não sendo incluídos outros fatores de competitividade.