Dólar tem maior queda em sete semanas: R$1,60

Seção:
Página:

Dólar tem maior queda em sete semanas: R$1,60

O dólar comercial registrou ontem a maior queda em sete semanas frente ao real, em meio ao aumento da entrada de recursos no país e ao maior apetite por risco no mercado exterior. A moeda americana recuou 0,99%, cotada a R$1,601. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) avançou 0,31%, aos 64.294 pontos pelo Ibovespa, seu principal índice de ações.

Segundo analistas, a desvalorização da moeda foi influenciada ainda pela queda de 11,6% nas vendas pendentes de casas nos Estados Unidos em abril, divulgada ontem, após dois meses seguidos de crescimento.

O diretor da Corretora Futura, André de Carvalho Ferreira, explica que os agentes viram no indicador mais um motivo para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) prolongar seu programa de recompra de títulos públicos, o que tem pressionado moedas de países emergentes.

— Os investidores estrangeiros estão bem vendidos (apostando contra o dólar) no mercado futuro de câmbio, o que aumenta a pressão para a queda da moeda — explica.

O fluxo contribuiu para o movimento. Empresas brasileiras aceleraram nos últimos dias as captações de recursos no exterior, como a OGX Petróleo (US$2,5 bilhões) e a TAM (US$200 milhões). O Santander levantou ontem US$500 milhões. Com a entrada desses dólares no país, há maior oferta da moeda, e ela tende a se desvalorizar.