Indústria têxtil engaja-se na preservação do meio ambiente

No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim como grande parte da sociedade, o setor têxtil está engajado em minimizar os impactos ambientais provenientes de suas atividades industriais, com o objetivo de preservar os recursos naturais e proporcionar às futuras gerações um mundo melhor.

Confira as ações de algumas empresas associadas ao Sintex:

Fujiro Ecotêxtil
O foco da Fujiro Ecotêxtil é a conscientização para a preservação ambiental e a produção sustentável. Essa ideologia é transmitida em todas as mensagens da empresa, que produz camisetas e ecobags com tecido feito a partir de malha reciclada e de fios de garrafa PET. Dessa forma, a Fujiro recicla o material que assim deixa de acumular no meio ambiente e ainda evita que mais recursos naturais sejam extraídos da natureza. Em cinco anos de atuação, a empresa já reutilizou e transformou em moda mais de 3 milhões de garrafas PET.

Sulfabril
Hoje a Sulfabril possui um sistema integrado de ações com meio ambiente que vão além do cumprimento das leis ambientais vigentes, como o envolvimento de funcionários no programa de redução, reuso e reciclagem de materiais. A empresa também desenvolve iniciativas de recuperação de áreas degradadas com plantio de árvores nativas, no entorno de sua sede, e distribuição de mudas aos colaboradores. Além disso, a Sulfabril utiliza e distribui aos clientes sacolas feitas com material oxibiodegradável, que ajuda diminuir o impacto ambiental causado pelo acúmulo de resíduos sólidos.

Cristina Malhas
Tratamento de efluentes da estamparia e reciclagem do lixo são as principais ações adotadas pela Cristina Malhas em prol do meio ambiente.

Altenburg
A empresa investe no cuidado com a água, com uma estação de efluentes que devolve ao rio uma água mais pura do que a que foi recolhida. As máquinas empregadas na Altenburg também são de grande eficiência energéticas e passam por manutenção preventiva, visando à economia de energia. Geradores próprios reduzem o consumo de energia no horário de pico, entre 18 e 24 horas. A empresa também utiliza lâmpadas frias que reduzem consumo e emissão de CO².
Os resídeuos plásticos, de papel e papelão são revendidos para reciclagem, enquanto retalhos de tecidos são destinados para reaproveitamento, promovendo inclusão social.
Além disso, a Altenburg investe em produtos diferenciados. A linha em malha ecológica utiliza fios reciclados de garrafa pet em sua composição e rapidamente tornou-se um êxito no mercado. O travesseiro Malha Eco e o travesseiro Ecofriendly também utilizam fibras recicladas em sua composição e complementam o conceito de um dormir sustentável.

Teka
A Teka tem a importante certificação ecológica Internacional Alemã - Oeko-tex Standard 100 - garantido que seus produtos são produzidos em processos que não prejudicam o meio ambiente e não causam danos à saúde dos consumidores.
A empresa possui ainda estações de tratamento de efluentes líquidos e gasosos, que registram uma eficiência média de quase 100%, tornando, por exemplo, a água ainda mais limpa do que quando captada.
Também mantém um programa para reciclagem e redução de resíduos no processo produtivo, e destino adequado para todos os resíduos sólidos gerados na empresa. Em suas quatro unidades fabris, praticamente tudo é reciclado: bombas e fragmentos de plástico, tambores, metais, óleos lubrificantes, combustíveis, papel, papelão, sobras de fiação e tecelagem, lâmpadas, cartuchos de impressoras, pilhas e baterias.

HI Etiquetas
A HI Etiquetas apoia os Dez Princípios do Pacto Global, sendo três deles relacionados ao meio ambiente. A empresa se compromete a apoiar e difundir em sua esfera de atuação uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, promover a responsabilidade ambiental e encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.
A empresa faz a separação do lixo conforme suas categorias e encaminha para o processo de reciclagem; faz o correto descarte de todo o lixo proveniente do processo produtivo; e também possui a certificação Oeko-tex Standard 100  que garante que seus produtos são 100% não poluentes. Além disso, mantém todo o seu entorno arborizado.

Cia. Hering
Desde a sua fundação, em 1880, a Cia. Hering demonstra apreço pelo Meio Ambiente. A empresa investe em novas pesquisas a ponto de transformar processos e maquinário em atividades de pleno desenvolvimento com o mínimo atrito ao meio ambiente.
Há uma Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) que controla todo o consumo de água, energia, combustíveis, tratamento de efluentes e índices ambientais.
Dentre as ações desenvolvidas pela empresa, destacam-se a recuperação de energia a calor, utilização de uma pequena central hidrelétrica, tratamento de toda água utilizada no processo fabril, reutilização de 15% da água utilizada internamente, distribuição ao consumidor de sacolas oxibiodegradáveis e de papeis de florestas certificadas e fontes controladas, coleta seletiva de resíduos, entre outras.
A Cia Hering conta também com uma área de Mata Atlântica preservada de 350 hectares no centro de Blumenau.

Eurofios
A Eurofios produz, desde 2006, fios e barbantes produzidos 100% com resíduos e retalhos têxteis recicláveis, que teriam seu reuso inadequado ou seriam descartados como lixo. Na composição do fio, também é usado 18% de garrafas pet recicláveis. Com isso, mais de 830 mil garrafas pet deixam de ir para o lixo mensalmente.