Buettner pede recuperação judicial

Seção: Empresas
Página:

Buettner pede recuperação judicial

BRUSQUE - A Buettner, tradicional fabricante de artigos de cama, mesa e banho, anunciou ontem que entrou com pedido de recuperação judicial na Vara Comercial de Brusque. Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assinado pelo presidente da empresa, João Henrique Marchewsky, a justificativa foi a séria crise que se instalou no setor têxtil, a qual teve repercussão especialmente significativa sobre as empresas catarinenses.

Na nota, a Buettner diz ainda que espera “superar a situação de crise econômico-financeira, preservando-se a atividade empresária e, via reflexo, saldar o passivo existente”. Segundo o último balanço divulgado, publicado em 20 de abril, a companhia encerrou 2010 com prejuízo líquido de R$ 60,433 milhões, ante um lucro de R$ 58,012 milhões em 2009. O patrimônio líquido estava positivo em R$ 72,433 milhões.

Os empréstimos e financiamentos somavam R$ 64,773 milhões em 31 de dezembro de 2010, sendo que R$ 31,457 milhões já estavam vencidos e outros R$ 26,183 milhões com vencimento até junho de 2011. A empresa ainda reportou queda de 20,9% na produção e de 22,1% nas vendas no ano passado em comparação com o anterior.

Número de funcionários foi reduzido em 350

No relatório da administração que acompanha o balanço, a empresa informa que “sob o histórico de um setor dependente das exportações, a companhia teve, no ano 2010, dificuldades ainda maiores para o desempenho de suas atividades. A captação de novos recursos para o capital de giro e o repasse dos custos em virtude de aumento de preços das matérias-primas se mostrou impraticável”.

No início do ano, Marchewsky já havia comentado que parte dos trabalhadores da fiação estava de licença porque a produção tinha sido desacelerada. Com 1,3 mil funcionários em outubro do ano passado, a Buettner entrou 2011 com apenas 950, concedendo férias e licenças para equilibrar a situação provocada pela alta do algodão. Na época, Marchewsky tinha a expectativa de que a situação se normalizaria a partir de maio, o que não aconteceu.

A Buettner deve depositar hoje parte dos salários atrasados dos funcionários. Desta vez, será depositado o valor restante do pagamento referente ao mês de março e o saldo para os funcionários que tiraram férias em fevereiro. Conforme a negociação, na segunda-feira a empresa deverá divulgar um cronograma do pagamento referente ao salário de abril.