Ministra do Planejamento destaca "caráter internacional" da inflação

Veículo: Correio Braziliense Online
Seção: Economia
Página:


Ministra do Planejamento destaca "caráter internacional" da inflação


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou hoje (26/4), durante audiência da Comissão Mista de Orçamento e das comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Urbano da Câmara, o "caráter internacional" da inflação atual e apontou os três maiores desafios econômicos do governo para este ano: conter a inflação, combater a valorização do câmbio e consolidar as contas fiscais.

Na audiência, Miriam Belchior fez uma apresentação sobre o tema Perspectivas da Economia Brasileira e Mundial e usou os mesmos slides apresentados antes pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Segundo a ministra, na tentativa de enfrentar os problemas nacionais e internacionais, o governo federal propôs a consolidação fiscal. “A redução dos gastos públicos cumpre papel importante para abrir caminho para o controle da inflação e a redução de juros básicos. Estamos conseguindo, de fato, segurar gastos públicos”, disse ela.

Com a consolidação fiscal, o governo enfrenta o desafio de controlar a inflação. Para justificar o aumento que tem ocorrido na taxa de inflação, a ministra ressaltou que o problema ocorre em vários países emergentes. De acordo com a ministra, o avanço do índice de inflação no Brasil é proporcionalmente inferior de outros países.

"[É] fenômeno mundial, e não tivemos o mesmo impacto que outros [países] tiveram. É uma inflação de caráter internacional, que depende de medidas internacionais também, mas nós, aqui no Brasil, estamos atentos para impedir o contágio desse fator internacional na nossa economia, utilizando armas monetárias e fiscais”, afirmou.

Esta é a primeira vez que Miriam Belchior participa de audiência no Congresso Nacional como ministra do Planejamento.