Vicunha Investe no Exterior para Ampliar Liderança em Jeans

Seção:
Página:

Vicunha Investe no Exterior para Ampliar Liderança em Jeans

São Paulo - Para ampliar sua presença em mercados globais, a Vicunha Têxtil, líder na produção de índigo e brim na América Latina e uma das três maiores fabricantes do mundo, aposta em plataformas industriais fora do País. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Vicunha Têxtil, José Maurício D'isep, com a valorização do real, a balança comercial do setor deve seguir tendência deficitária nos próximos dois anos. "Mesmo com esse quadro, nós buscamos ampliar a nossa presença na Europa e nos Estados Unidos. Estamos analisando, por exemplo, as possibilidades de fabricação própria na Colômbia e no México, visando ao mercado de confecção norte-americano", afirma. Segundo D'isep, Equador e Argentina são vistos como grandes oportunidades para redução de custos de produção e ganho de participação em mercados externos.

A planta da companhia no Equador é uma das maiores fábricas do mundo de índigo. Desde o ano passado a Vicunha investiu mais de US$ 25 milhões nesta unidade; o aporte termina este mês e capacitará a unidade a dobrar a produção, chegando a 20 milhões de metros lineares de tecido. Como parte da estratégia de consolidar a internacionalização dos negócios, a empresa está prestes a firmar acordo com o Grupo Ullum, da Argentina.

São Paulo - Para ganhar competitividade no exterior, a Vicunha Têxtil, líder na produção de índigo e brim na América Latina e uma das três maiores fabricantes do mundo, aposta em plataformas industriais fora do País. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Vicunha Têxtil, José Maurício D'Isep, com a valorização do real, a balança comercial do setor deve seguir tendência deficitária para os próximos dois anos. "Mesmo assim, precisamos atender nossos clientes fora do Brasil. Além disso, buscamos penetração no mercado europeu, norte-americano e na América Latina. Estamos analisando, por exemplo, as possibilidades de fabricação própria na Colômbia e México, visando ao mercado de confecção norte-americano", afirma D'isep.

Segundo o executivo, a companhia, que não vinha apresentando bons resultados nos últimos anos, conseguiu alavancar seus negócios ao se concentrar na produção de índigo e brim, assim como no fortalecimento da estratégia de internacionalização da empresa. Em 2010, a Vicunha registrou lucro líquido de R$ 70 milhões, uma melhora significativa de desempenho se comparado ao mesmo período de 2009, quando apresentou um prejuízo de R$ 5 milhões. A receita líquida consolidada alcançou R$ 884 milhões, crescimento de 26% em relação ao ano anterior (R$ 700 milhões).

Ações como a redução no índice de alavancagem financeira em 2010, decorrente de capitalização e do aumento de lucratividade dos negócios, se refletiram em bons resultados para a empresa. Para isso, a Vicunha tomou medidas como alienação do segmento de viscose para a empresa Vicunha Participações S.A. e para a WPAR Administração de bens; a alienação da produção de poliéster, a segregação dos imóveis não operacionais, em subsidiária integral e específica, possibilitando as vendas ou incorporações futuras desses imóveis.