Ibovespa sobe pelo 6º pregão; ações da Vale seguem com ligeiro aumento

Seção: Mercado
Página:

Ibovespa sobe pelo 6º pregão; ações da Vale seguem com ligeiro aumento

O mercado acionário brasileiro conseguiu inverter a direção no pregão, o Ibovespa chegou a testar a linha dos 70 mil pontos, mas a alta já perdeu força. De toda forma, este é o sexto dia seguido de valorização e, desta vez, o volume financeiro da bolsa está mais forte.

Por volta das 13h10, o Ibovespa subia 0,18%, aos 69.830 pontos, com giro financeiro de R$ 3,266 bilhões.

Em Wall Street, as bolsas também apresentam alta. Há instantes, o índice Dow Jones tinha valorização de 0,21%, enquanto o S&P 500 subia 0,29% e o Nasdaq avançava 0,44%.

Como as notícias internacionais têm um viés negativo para as bolsas, analistas explicam que a valorização da bolsa brasileira não tem “consistência”.

Para Felipe Casotti, gestor de renda variável da Máxima Asset Management, o mercado segue sem um gatilho, nem tendência definida.

Na análise gráfica da Lopes Filho, os analistas José Faria de Azevedo Filho e Luiz Felipe Lopes apontam que o Ibovespa avança na direção de sua principal reta de resistência de baixa, nos 70,5 mil pontos, que, se vencida, poderá permitir a consecução do objetivo imediato na faixa de 72 mil a 73 mil pontos.

No noticiário desta terça-feira, a China voltou a elevar a taxa de juro, a Moody's reduziu novamente o rating de Portugal e a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos reduziu o ritmo de crescimento em março.

Agora as atenções dos investidores se voltam à ata referente à última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que será divulgada às 15 horas.

Empresas
Dentre os papéis que compõem o Ibovespa, destaque para as ações PNA da Vale. Após uma abertura no campo negativo, os papéis passaram a subir na jornada, ainda que com variação modesta.

Analistas de mercado consultados ressaltaram que o nome de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira para substituir Roger Agnelli na presidência da Vale foi bem recebido, mas, ao mesmo tempo, afirmaram que ainda há uma insegurança em relação ao futuro da mineradora, diante do receio principal de maior ingerência estatal.

Há pouco, os papéis PNA da mineradora subiam 0,14%, para R$ 48,31, com giro de R$ 753 milhões, enquanto as ações ON avançavam 0,38%, a R$ 54,36, com volume de R$ 144 milhões.

As principais altas do Ibovespa ainda partiam dos papéis Gafisa ON (2,70%, a R$ 11,03), TIM Participações ON (2,16%, a R$ 8,50) e Rossi ON (2,11%, a R$ 14,94). As ações ON da OGX Petróleo ainda ganhavam 1,95%, a R$ 20,33.

Os destaques negativos pertenciam aos papéis Petrobras ON (-1,40%, a R$ 32,34), Duratex ON (-1,52% a R$ 17,39) e Hypermarcas ON (-2,23%, a R$ 21,41). Também em baixa, as ações PN da Petrobras cediam 0,87%, para R$ 28,36.