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Parece couro, tem brilho ou estampa, mas é jeans

Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
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Parece couro, tem brilho ou estampa, mas é jeans

A grife Equus é uma das que apostam no "leather denim": o acabamento resinado dá aspecto de couro ao tecido
Uniforme básico da juventude, peça versátil para qualquer ocasião - vai do trabalho à festa - o jeans nunca cai de moda. Mas não é por isso que ele não precisa acompanhar os novos tempos. E quando o inverno chegar, o velho jeans vai mostrar uma cara diferente. Uma não: várias. Isso porque a indústria têxtil vem investindo em novos acabamentos para transformar radicalmente o denim. Em alguns casos, o tecido fica com a aparência tão modificada, que chega a confundir o consumidor.

É o caso do chamado "leather denim", um jeans que recebe um acabamento resinado e fica com o aspecto muito semelhante ao do couro. À primeira vista é difícil acreditar que se trata de uma peça feita 100% de algodão. Ele é a aposta de várias grifes brasileiras, caso da HRC (do grupo Aramis), da Equus, da Checklist e da Damyller. Mas não para por aí: efeito 3D, estamparias ou efeito molhado estão entre os acabamentos possíveis que serão usados para "repaginar" o jeans - daqui até o próximo verão.

Depois de detectar a tendência no exterior, a Vicunha Têxtil - que produz 15 milhões de metros de denim por mês - decidiu apostar nos artigos resinados com aspecto de couro.

"Antes, as confecções tentavam obter esse resultado na lavanderia industrial, depois que a peça já estava pronta", explica Patrícia Elena Ribeiro, coordenadora de desenvolvimento de produto índigo da Vicunha. Mas o resultado não era satisfatório: o acabamento não ficava uniforme, as peças não ficavam iguais e o tecido perdia a maleabilidade. "Passamos um ano e meio estudando os processos e indo atrás de fornecedores. Em julho de 2010 lançamos o CarboLumen, o nosso denim com aspecto de couro, na cor preta". A tecelagem não revela detalhes, mas adianta que precisou mexer na fabricação do jeans, para que ele recebesse os produtos químicos e ficasse com a aparência desejada.

De acordo com Patrícia, a aceitação foi imediata, tanto por parte das grifes sofisticadas quanto pelos grandes magazines - mesmo o artigo sendo cerca de 50% mais caro que o denim tradicional. Em janeiro deste ano, a Vicunha lançou o CarboLumen também na cor marrom. "O tecido fica lindo para fazer jaquetas e calças, principalmente. E, no verão de 2012, ele deve aparecer em shorts e saias."

A gerente de produto das grifes masculinas HRC e Aramis, Andréa Machado, foi uma das que comemorou o lançamento da Vicunha. "Quando usamos o tecido que já vem resinado de fábrica, o resultado é melhor. A roupa fica mais macia", diz Andréa. Na HRC, o jeans resinado de preto foi transformado em calças que ganharam o aspecto 3D. A modelagem é mais estreita que a tradicional e ficou com ar mais chique. "É um jeans para ir à balada, que combina tanto com camiseta quanto com camisa", afirma Andréa. Outra aposta da HRC é o jeans amaciado com silicone, que fica com a superfície mais brilhante que a tradicional.

Para Talita Romano, estilista da Folic, não é o caso de achar que o jeans vai perder espaço no guarda-roupa. "Ele virou ícone fashion, por isso ganha, a cada coleção, novos atributos", diz a estilista. A ideia é fazê-lo parecer sempre inédito. Na coleção da Folic há peças de jeans com efeitos de matelassê, resinados, encerados e brilhantes. "O apelo é sofisticado."

Além da questão da aparência mais chique, o "leather denim" tem tudo a ver com o inverno tropical, diz Ana Lima, coordenadora de estilo da grife carioca Checklist. "Ele tem cara de couro, mas é mais leve e não esquenta tanto", diz Ana. Para Damylla Damiani, diretora de estilo da grife de jeanswear catarinense Damyller, o artigo é superversátil: "fizemos vestidos, "trench coats", paletós, jaquetas e calças, femininas e masculinas", diz Damylla. "O tecido é confortável e se presta a modelagens justas ou largas."

Dar ares novos ao velho jeans é a estratégia da Damyller, que se prepara para lançar peças com denim estampado, ainda para a coleção de inverno. "No exterior, quem mostrou o jeans assim foi a grife Dolce & Gabbana ", diz Damylla. A Damyller vai ter jeans com vários desenhos, como flores e bolas. "A tendência deve explodir no próximo verão."

E falando em verão 2012, a Vicunha já tem na manga outra aposta para fugir do lugar comum: o denim "marshmallow". Graças ao acabamento que recebe esse tecido vai ficando mais escuro, conforme é tratado, na lavanderia industrial. "Ele tem a superfície esbranquiçada. À medida que sofre o desbotamento, vai ganhando uma cor mais escura", explica Patrícia. Segundo a coordenadora, o "marshmallow" segue a tendência internacional, que traz ao jeans o aspecto de gesso. Nas próximas estações, diz ela, entrarão na moda os artigos com aparência molhada. Mais do mesmo, porém sempre diferente. Assim é o jeans.



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