Empresa desliga funcionários

Seção: Economia
Página:

Empresa desliga funcionários

BRUSQUE - Encerra hoje o prazo para que os funcionários da Cia Industrial Schlösser deem início ao processo de desligamento. O primeiro passo é retirar na fábrica a senha de atendimento, que ocorre neste mês. Os sindicatos estão orientando os 550 funcionários a acertarem a demissão.

De acordo com João Beckauser, diretor executivo de Relações com Investidores da Schlösser, quem quiser será demitido, para acionar o seguro desemprego e resgatar o FGTS. Apesar disso, não há previsão de pagamento dos encargos sociais que cabem à empresa quitar. Os salários de janeiro e fevereiro e o 13º salário estão em aberto. O pagamento referente a dezembro está 80% pendente.

O presidente do Sindicato dos Mestres e Contra-Mestres de Brusque, Valdirio Vanolli, diz que os funcionários também devem se dirigir ao sindicato para cada um entrar com ação na Justiça. Assim, esperam conseguir que os bens sejam vendidos e, com o valor arrecadado, pagar os valores devidos aos funcionários.

A Schlösser está fechada desde janeiro, quando completou 100 anos. A empresa ainda não definiu se pedirá autofalência ou recuperação judicial.

Buettner tem até sábado para pagar o mês de fevereiro

A Buettner enfrenta problemas com a alta do algodão. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Brusque, Anibal Boettger, a empresa se comprometeu a até sábado fazer a quitação ou pagamento parcial referente a fevereiro. Caso o acordo não seja cumprido, os funcionários pretendem se manifestar. O 13º não foi pago por completo.

Vanolli afirma que os salários da área administrativa e de chefia também estão atrasados. A reportagem tentou contato com a Buettner, mas até o fechamento desta edição não teve retorno.