Blumenau perde empresas

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: MERCADO ABERTO | Francisco Fresard
Página:

• Blumenau perde empresas (1)

A burocracia para abrir empresas ou regularizar alvarás tem afastado investidores da cidade. Só na Contabilidade Woelfer, dois clientes estão deixando Blumenau pela demora em conseguir a papelada necessária para trabalhar regularmente. Outro cliente, decidido a abrir empresa na cidade, recolheu tudo e redirecionou os planos para Balneário Camboriú.

Segundo a responsável pela contabilidade, Jaqueline de Oliveira, é difícil conseguir argumentos para segurar os investidores.

– Em Gaspar, por exemplo, tudo é providenciado em três semanas. Aqui em Blumenau, só a consulta de viabilidade (primeiro passo) leva um mês ou mais – explica Jaqueline.

• Blumenau perde empresas (2)

O problema não é recente, mas foi agravado quando a prefeitura adotou o Regin. O sistema da Jucesc foi elaborado para agilizar o processo e é usado com sucesso por muitas prefeituras, como Gaspar. O problema é que a prefeitura de Blumenau ainda exige o encaminhamento tradicional, além da inclusão pelo Regin. Resultado: trabalho dobrado para todos.

* * *

Semana passada, o Sindicato dos Contabilistas (Sescon) se reuniu com o prefeito João Paulo Kleinübing para expor a aflição da categoria e os reflexos negativos para a cidade. Recebeu a promessa de uma nova reunião com soluções, ainda sem data.

Enquanto isso, bye-bye investidores.