Apesar da queda de Petrobras, Ibovespa mantém ganhos

Seção:
Página:

Apesar da queda de Petrobras, Ibovespa mantém ganhos

Em segunda-feira (7/2) de agenda econômica fraca, o Ibovespa conseguiu se manter em terreno positivo, apesar do desempenho negativo de ações com forte peso no índice, como Petrobras.

O Ibovespa registrou leve alta de 0,14%, aos 65.362 pontos. Foram 463.665 negócios realizados, com um volume total de R$ 5,568 bilhões.

Para Eduardo Oliveira, analista da Um Investimentos, o Ibovespa não registrou resultado melhor nesta segunda-feira devido à desvalorização dos papéis de Vale, Petrobras e OGX Petróleo.

A ação preferencial da estatal (PETR4) teve queda de 1,45% e encerrou cotada a R$ 27,22, refletindo a baixa nos preços do petróleo (o contrato do barril negociado na Bolsa de Nova York caiu 1,95%) e pela desistência das negociações para aquisição da participação da Eni na empresa portuguesa Galp Energia.

"Isso não foi necessariamente negativo para o setor, porque muita gente já acreditava que ela desistiria e isso poderia ser até mais positivo. O mercado está realizando lucros", explica Oliveira.

Outro papel que pesou para o fechamento próximo da estabilidade foi o da OGX (OGXP3), que encerrou com queda de 3%, cotado a R$ 16,15. "Foi o terceiro maior volume negociado na bolsa neste pregão e, como caiu muito forte, o Ibovespa não conseguir subir", afirma o analista.

Já a ação da Vale (VALE5) encerrou a sessão perto do estável, com queda de 0,02% e cotada a R$ 50,38.

Na contramão, as ações de consumo registraram alta. Os papéis da Lojas Renner tiveram alta de 4,88%. Os setores de construção civil e bancário mostraram leve recuperação em um mercado mais tranquilo e as ações de Rossi (RSID3) e Bradesco (BBDC4) encerram com alta de 0,56% e 1,06%, respectivamente.

As ações da Cetip (CTIP3) deram um salto de 9,09%. Para Rafael Frade, analista da Bradesco Corretora, informações de bastidores podem ter sido responsáveis pela valorização do papel no dia. "Ao longo do dia, circulou a informação de que a Cetip estaria prestes a entrar no índice MSCI, de mercados emergentes do Morgan Stanley", aponta. "Isso pode ter animado os investidores, esperando uma maior valorização do papel daqui para frente."

Já Oliveira, da Um Investimentos, acredita que a empresa foi beneficiada pela saída de investidores dos papéis da BM&FBovespa (BVMF3), que caíram 2,48%. Sob o temor de eventuais novas medidas de controle do fluxo de capitais, a saída de investidores estrangeiros da renda variável nacional tem penalizado as ações da própria bolsa.

Dólar

A moeda americana encerrou o dia com ganho de 0,24% ante o real, a R$ 1,678 para compra e R$ 1,680 para venda. Na máxima da sessão, a moeda chegou à valorização de 0,36%, para R$ 1,682.