Nova técnica produz roupas que são auto-limpantes, supercondutoras e que funcionam como baterias
Veículo: Indústria TextilSeção:
Página:
Nova técnica produz roupas que são auto-limpantes, supercondutoras e que funcionam como baterias
No futuro, as roupas poderão fazer mais do “esconder as vergonhas”.
Por Daniel Pavani
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, utilizaram nanotubos de carbono para produzir fios auto-limpantes, que funcionam como bateria e até são supercondutores. Além disso, eles ainda podem ser lavados na máquina com sabão comum de roupas.
“Materiais em pó possuem importantes características funcionais, principalmente devido à sua grande área de superfície”, conta Ray Bauhghman, diretor do Instituto MacDiarmid NanoTech, da Univerdidade do Texas (UT). “O problema é que o pó, sem forma, é difícil de usar”, continua o pesquisador. Segundo Baughman, sua tecnologia permite que sejam fabricados fios de praticamente qualquer pó existente.
Para fazer os fios, os pesquisadores aplicam o pó de qualquer material a uma teia de nanotubos, formando uma fina camada que depois disso será enrolada para a produção do fio. A grande vantagem da técnica é que ela mantém as características do material, ou seja, se ele for um supercondutor, o fio também o será, se ele puder armazenar energia, o fio também poderá. Posteriormente, estes fios podem ser utilizados para a fabricação de tecidos, que dará a eles as mesma características.
O Technology Review mostra um vídeo (http://goo.gl/G6TjJ) do processo, no qual um pó de dióxido de titânio é utilizado para fazer um fio – algo que antes era praticamente impossível.
O site Dvice destaca que a UT já está trabalhando em uma tecnologia para fabricar tecidos com este tipo de fio. Então, talvez ter uma roupa que seja também uma bateria seja apenas questão de tempo – e dinheiro, claro.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br/blogs/oceanogeek.