Brasil vai substituir "importação desnecessária", diz Camex

Veículo: Folha de São Paulo
Seção: Mercado

Brasil vai substituir "importação desnecessária", diz Camex As Bolsas de Valores da Ásia encerraram esta terça-feira em alta em meio a otimismo de resultados trimestrais corporativos fortes. Preocupações menores sobre a crise de dívida da Europa também apoiou o humor dos mercados. Às 8h04 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne Bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia valorização de 0,08% depois de registrar na semana passada a pior performance semanal em quase dois meses. No mês, porém, o índice segue em queda de 1%. Ações de companhias produtoras de matérias-primas subiram com os preços dos metais industriais. O Banco do Japão encerrou uma reunião de dois dias e decidiu manter a política monetária extremamente frouxa, como o esperado. A autoridade reviu para cima suas previsões de longo prazo. O Banco Central japonês reviu para cima sua perspectiva para preços ao consumidor para o ano fiscal que começa em abril, refletindo o impacto de recentes aumentos nos preços das commodities, e manteve a previsão de crescimento econômico. A Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,15%, a 10.464 pontos, avançando pela segunda sessão consecutiva impulsionada por ganhos em Nova York e Londres e otimismo local com resultados de empresas. "Esta será uma temporada normal de resultados", disse Masayoshi Okamoto, da Jujiya Securities. "As ações subiram muito durante o trimestre e fortes resultados estão parcialmente precificados pelos investidores, então eles querem ver não somente os números do trimestre, mas também como as empresas poderão sustentar o crescimento no longo prazo", acrescentou. A Bolsa de Xangai fechou em queda de 0,68%. Seul teve ganho de 0,22% e Hong Kong teve oscilação negativa de 0,05%. A Bolsa de Taiwan subiu 0,49%, Cingapura teve desvalorização de 0,14% e Sydney encerrou em alta de 0,46%.