Salário. Um parlamentar valerá 36 trabalhadores

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Seção: Politica
Página:

Para igualar o novo salário das principais autoridades da República, aprovado ontem em Brasília os trabalhadores têxteis de Blumenau precisariam trabalhar 36 meses corridos. Só assim atingiriam os R$ 26,7 mil que os parlamentares passarão a ganhar por mês a partir de 1o de fevereiro. A Câmara Federal e o Senado, em pouco mais de duas horas entre uma votação e outra, aprovaram ontem um reajuste de 61,8% no salário dos parlamentares, que hoje é de R$ 16, 5 mil. Os têxteis blumenauenses obtiveram aumento de 6% neste ano. A mesma disparidade é observada na categoria dos comerciários de Blumenau. Eles recebem R$ 758 mensais e deveriam trabalhar 35 meses para equipara ao novo salário dos congressistas. O grande problema deste aumento é o efeito cascata, já que a medida afeta deputados estaduais e vereadores. A legislação existente dá direito às Assembléias Legislativas de reajustarem os vencimentos em até 75% do valor do deputado federal. Os vereadores catarinenses podem ganhar de 20% a 75% do salário dos parlamentares estaduais, dependendo do número de habitantes do município.