Receita realiza operação contra fraude em importação

Veículo: Estadão
Seção: Economia
Página:

A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desencadearam hoje uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes no comércio exterior. Cerca de 40 servidores da Receita e 57 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão como parte da Operação Ararat. As ações concentram-se em empresas situadas no Espírito Santo e São Paulo. Segundo a Receita, a organização era voltada para a prática de fraudes no comércio exterior, com ênfase na interposição fraudulenta de empresas e no subfaturamento na importação de diversos tipos de equipamentos, sobretudo eletrônicos. Estima-se que o grupo de empresas investigadas opere com uma margem de subfaturamento na importação de cerca de 80% e que o volume de tributos sonegados na importação e no mercado interno atinja R$ 10 milhões. Segundo a Receita, o mentor da fraude seria um despachante aduaneiro que, utilizando o esquema, reduzia o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação e sobre as vendas no mercado interno. As empresas que participavam do esquema concorriam de forma desleal com importadores e comerciantes que operam conforme a lei.