BC faz rolagem de R$ 267 bilhões com três intervenções

Veículo: Valor Econômico
Seção: Finanças
Página:

O Banco Central (BC) promoveu hoje uma grande rolagem de operações compromissadas no mercado aberto. O total de R$ 267,822 bilhões foi tirado de circulação para garantir o alinhamento do montante de moeda disponível nos caixas dos bancos com o estoque de títulos públicos federais que deve ser financiado no curto prazo pelo sistema financeiro. As operações que venceram nesta quinta-feira foram contratadas em datas diferentes ao longo das últimas semanas. O BC realizou três operações, dando como garantia papéis federais e assumindo compromisso de recompra por prazos de 42 dias, 11 dias e 1 dia. Na primeira atuação, a autoridade monetária recolheu R$ 103,560 bilhões, com vencimento em 20 de janeiro - primeiro dia de negócios após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de janeiro. Os recursos voltarão ao mercado remunerados por juro equivalente a 10,72% ao ano. Na segunda atuação, o banco tirou R$ 39,265 bilhões, com vencimento em 11 dias. Em 20 de dezembro, os papéis dados em garantia serão recomprados a 10,72% ao ano. Na terceira atuação, o BC enxugou R$ 124,997 bilhões por um dia. Amanhã, portanto, devolverá às instituições o dinheiro tomado hoje acrescido de juro equivalente a 10,68% ao ano. (Angela Bittencourt | Valor)