BC enxuga R$ 39 bilhões no mercado aberto

Veículo: Valor econômico
Seção: Geral
Página:

O Banco Central enxugou R$ 39,295 bilhões excedentes no mercado aberto nesta manhã. Para garantir a operação, o BC vendeu títulos federais de sua carteira, assumindo compromisso de recompra em um dia. Amanhã, portanto, o BC recolhe os papéis e devolve os recursos às instituições repassadoras acrescidos de remuneração equivalente a 10,68% ao ano. Com essa operação compromissada, o BC procura manter em equilíbrio o montante de dinheiro disponível nos caixas do bancos e o estoque de títulos federais a ser financiado pelo mercado no curto prazo. Esse equilíbrio visa manter o juro de curtíssimo prazo na economia o mais próximo possível da meta Selic, atualmente em 10,75% ao ano. Amanhã, o Comitê de Política Monetária (Copom) encerra a sua reunião de dois dias e deve decidir qual é meta da taxa Selic que encerrará o ano. A expectativa majoritária do mercado é de estabilidade da taxa no patamar atual. (Angela Bittencourt | Valor)