ACIN discute Complexo Portuário, Hidrovia e Dragagem do Rio Itajaí-Açu

Veículo: Revista Portuária Economia e Negócios
Seção:
Página:

Os empresários ligados a Associação Empresarial de Navegantes, participaram, na noite de terça-feira (16) de uma ampla discussão que abordou temas ligados ao futuro do rio Itajaí-Açu. O encontro contou com a participação do superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior e do Superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. Antônio Ayres apresentou o Programa de Arrendamento do Porto Organizado e informações técnicas sobre o Complexo Portuário, Dragagem e Hidrovia do Rio Itajaí-Açu. Segundo Ayres, dois anos depois da enchente e após a crise econômica mundial que impactou as atividades de comércio internacional em todo o mundo, o complexo retomou a posição de líder em exportação de cargas refrigeradas e de segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres, ficando atrás somente do Porto de Santos. Composto pelo Porto Público, Portonave e demais terminais localizados em Itajaí e Navegantes, o complexo portuário quase dobrou a movimentação no primeiro semestre de 2010. De janeiro a junho, o volume acumulado de embarques e desembarques atingiu 423,76 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), um incremento de 78% sobre o mesmo período do ano passado. Hidrovia: De acordo com Antonio Ayres, estão sendo concentrados os esforços para inserir o projeto da Hidrovia do Rio Itajaí-Açu no Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH). O objetivo é criar a rota de navegação fluvial entre Itajaí e Blumenau, iniciando pela inclusão do trecho de 10 quilômetros a montante do Porto de Itajaí nas rotas oficiais de navegação. Ainda segundo Ayres, esse trecho já apresenta condições técnicas de operação, profundidades adequadas à proposta e sinalização náutica em fase final de implantação e já é explorado por terminais instalados às margens do rio. “Precisamos, no primeiro momento, oficializar essa hidrovia”, comenta o superintendente, ressaltando que a segunda etapa do projeto prevê, em médio prazo, a adequação do restante da rota, ligando Blumenau a Itajaí. (foto) Dragagem: A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu, de 11 para 14 metros, foi autorizada pela Secretaria Especial de Portos e de acordo com a autoridade portuária, cada centímetro a mais de profundidade nos canais possibilita um aumento de 60 toneladas na movimentação nominal de cargas por navio. “Os três metros que serão aumentados representarão a possibilidade de cada embarcação ampliar em 18 mil toneladas suas operações no complexo, o que representa cerca de 600 contêineres por navio”, explicou Ayres. “Outro fator bastante positivo é que esse aumento no calado propiciará maior produtividade nas operações de carga e descarga de navios, o que abrirá mais janelas de atracação e possibilitará que ampliemos também o número de rotas e serviços”, acrescentou o superintendente. Ele informou ainda que, tomando como base de cálculo a média mensal de 90 atracações no Porto Público e demais terminais instalados nas margens direita e esquerda do Rio Itajaí, a economia da região poderá ter um incremento de até R$ 81 milhões por mês, ou R$ 1 bilhão/ano. Com isso, os impactos positivos do aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí na economia da cidade e região devem ser bastante significativos. O investimento será de R$ 64 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Ayres, todos os projetos já foram aprovados e o edital de licitação concluído. Oito empresas concorreram, sendo que quatro foram desclassificadas por problemas na documentação. Das três restantes, uma foi à vencedora, por apresentar o menor preço para a execução da obra. Ainda segundo o superintendente, um entrave jurídico emperra o início dos trabalhos, já que uma das quatro empresas desclassificadas entrou na justiça contestando o processo. “Resta a nós esperar a definição dessa questão para termos o início da dragagem”, finalizou. Dados Técnicos da Dragagem: Alargamento do canal interno: Passando de 120,00 m para 135,00/160,00 m. Alargamento do canal externo: Passando de 120,00 m para 160,00 m. Aprofundamento: Bacia de Evolução: de -10,50m para -14,00m. Canal Interno: de -11,00 m para -14,00 m. Canal Externo: de -11,50m para -14,50 m. Projetos para o futuro: Durante a reunião na ACIN, o superintendente apresentou também projetos de implantação de uma Marina no Saco da Fazenda em Itajaí, de um novo mercado público, de um restaurante e de reurbanização de toda a área da beira rio.