Adidas vai abrir 500 lojas na China até 2011

Veículo: Valor Econômico
Seção:
Página:

Adidas, a segunda maior fabricante de artigos esportivos do mundo, vai aumentar em 9% o número de lojas na China para 6,1 mil unidades até o final do próximo ano e prevê crescimento de pelo menos 10% nas vendas no país. A empresa planeja abrir 500 lojas no país mais populoso do mundo, com projeção de ultrapassar vendas de € 1 bilhão no próximo ano, disse o presidente da companhia, Herbert Hainer. O mercado chinês de vestuário e calçados esportivos chegará a aproximadamente 334 bilhões de yuans (US$ 50 bilhões) em 2010, quase o dobro do que era há cinco anos, segundo a Euromonitor. A Adidas concorre com a Nike, a maior empresa de artigos esportivos do mundo, e com a Li Ning na China, onde as vendas cresceram 18,3% nos últimos 10 meses. A Adidas planeja acrescentar cerca de 2, 5 mil lojas em pequenas cidades chinesas nos próximos cinco anos, expandindo sua presença para 1, 4 mil cidades em relação as atuais 550. No país, a Adidas enfrenta o desafio de administrar os seus preços por causa da inflação e o aumento dos custos de matérias-primas, disse Sophia Wu, analista da Sinopac Securities, sediada em Shangai. A analista tem uma classificação neutra para Li Ning. A Adidas compra entre 45% e 40% de seus produtos de fornecedores da China, disse ele. A Belle International Holdings tem a maior participação de artigos de vestuário e calçados esportivos com participação de 6,5%, de acordo com a Euromonitor. A Li Ning, terceira empresa de artigos esportivos da China, tem 2,6% e a Anta Sport Products, 2%, segundo a empresa de pesquisa.