Antaq apresenta raio x da frota brasileira de cabotagem

Veículo: A Tribuna online
Seção:
Página:

10/11/10- 19:11

Uma enciclopédia da cabotagem. Não é este o nome, mas poderia ser chamada assim o novo projeto desenvolvido pela Superintendência de Navegação Marítima e de Apoio (SNM), da Antaq: "Raio X da Frota Brasileira na Navegação de Cabotagem - principais empresas e suas frotas".

O objetivo do novo trabalho é medir a capacidade de transporte da frota brasileira na navegação de cabotagem, por empresa operadora e por tipo de embarcação, em Tonelagem de Porte Bruto (TPB).

Hoje, a frota brasileira de cabotagem tem 147 embarcações disponíveis para o transporte, que são operadas por 32 empresas, de portes variados. A tonelagem total da frota é de cerca de 2,9 milhões, sendo sua idade média de 18,4 anos, considerada elevada.

No trabalho da Antaq, foram adotadas informações referentes às embarcações em operação nas empresas, em 1º de setembro deste ano. Com isso, as embarcações que são afretadas têm sua TPB considerada nas empresas em que operam, e não na sua proprietária.

O estudo mostra que houve um crescimento de 7,3% da frota de cabotagem nos últimos quatro anos, devido ao aumento do número de embarcações dos tipos barcaça, porta-contêiner e cargueiro.

Já a capacidade total de transporte por tonelagem apresentou um decréscimo de 10,6% no período, decorrente da redução do número de petroleiros e graneleiros, que são as maiores embarcações.

Contudo, de acordo com o estudo, "os Programas de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF) e do Programa EBN permitem antever a renovação da frota brasileira de cabotagem até 2014/2015, com a expansão da frota em 51%, e o aumento da capacidade de transporte em 151%, além da decorrente redução da idade média geral".

Segundo levantamento da Antaq, 82,4% das empresas que atuam na navegação de cabotagem opera com embarcações próprias, cabendo às embarcações afretadas uma participação de 17,6% em relação ao total da tonelagem de porte bruto.

A maior frota brasileira é a da Petrobras, com 42 embarcações, todas próprias. O número representa 28,6% do total de embarcações e 46,2% do total nacional em tonelagem de porte bruto.

Em seguida, aparecem a Companhia de Navegação Norsul e a Empresa de Navegação Elcano, com respectivamente 13,2% e 10,9% de suas capacidades estáticas, em TPB. Enquanto a Norsul opera com 24 embarcações, a Elcano opera com dez embarcações, gerando médias de 16.043 e 31.929 TPB.

A idade média da frota da Norsul é de 11 anos, "considerada baixa para os padrões da frota brasileira", e a da Elcano, de 16,2 anos. Ambas operam com afretamento de embarcações, sendo que a primeira possui duas embarcações afretadas (8,3%) do total, enquanto que a segunda opera com quatro embarcações afretadas (40%).

TIPOS DE EMBARCAÇÕES

Por tipo de embarcação, os 38 petroleiros da frota nacional têm uma capacidade de transporte de quase 1,3 milhões de TPB, representando 43,9% da tonelagem da frota brasileira. A idade média dessa frota é de 23,8 anos.

Em segundo lugar, os graneleiros com 18 embarcações e uma capacidade de 709.848 TPB, equivalendo a 24,2% da tonelagem total. A idade média dos graneleiros é de 24,3 anos.

Na sequência, aparecem os porta-contêineres, com uma capacidade de 323.624 TPB, que representam 11,1% da tonelagem total, distribuídas em 12 embarcações, com idade média de apenas 12,3 anos; os cargueiros, que totalizam 150.417 TPB, distribuídas em 12 embarcações, com média de 22,3 anos, representando 5,1% do total em TPB; e os tanques químicos, cuja capacidade disponível é de 114.466 TPB, que equivalem a 3,9% do total, distribuídas em sete embarcações, com idade média de 18,7 anos.

Fonte: A Tribuna On-line